Como saber se o meu telefone está clonado?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Confira alguns indícios de que seu celular pode ter sido clonado:

  1. perceber a presença de aplicativos que você não lembra de ter baixado;
  2. recebimento de muitas ligações de números desconhecidos;
  3. ter dificuldade em completar ou receber chamadas;
  4. chiados e sinal cortando durante as ligações;

Aviso de conta clonada do WhatsApp
Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar. Ou seja, alguém tentou registrar o mesmo número que você ainda usa. A mensagem pede para você verificar seu aparelho.

Já os códigos *#21# ou ##002# são para checagem de informações da operadora ou contratação de serviços na linha.

Aplicativos ou dados misteriosos
Se você encontrar aplicativos que não baixou, ou chamadas, textos e e-mails que não enviou, é um sinal de alerta. Um hacker pode ter sequestrado seu telefone para fazer ligações ou enviar mensagens com tarifa premium, ou para espalhar malware entre seus contatos.

2. Atividades suspeitas

  1. Abra o WhatsApp em seu celular e toque sobre o ícone de três pontinhos, no Android, ou em Configurações, no iPhone;
  2. No menu que abrir, vá em Aparelhos conectados;
  3. Na tela que surgir, é possível conferir os aparelhos onde tem conexão ativa no WhatsApp Web.

Como ocorre a clonagem de celular
Criminosos que invadem o aparelho da vítima podem fazer ligações telefônicas, enviar mensagens e baixar aplicativos como se fossem donos da linha original. A clonagem provoca exposição dos dados pessoais, das conversas de WhatsApp ou até mesmo de informações do aplicativo do banco.

Caso tenha identificado alguma sessão suspeita do WhatsApp Web, no menu no aplicativo, basta clicar nessa opção e selecionar “desconectar aparelho”. Na mesma hora, esse dispositivo será desconectado da sua conta.

No Android:

  1. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontinhos, no canto superior direito;
  2. Vá em “Aparelhos conectados”;
  3. Veja a lista dos últimos aparelhos que acessaram o WhatsApp Web.

Os códigos MMI e USSD são protocolos usados desde os celulares GSM, para se comunicar com os servidores (computadores) das operadoras de telefonia. Os códigos USSD podem ter uma extensão até 182 caracteres alfanuméricos e são, quase sempre, definidos pelo seu provedor de serviços.

A clonagem é a replicação fiel de uma linha legítima, ou seja, é como se houvessem dois aparelhos unidos por um mesmo plano de telefonia, operadora, número de contato e de identificação do fabricante. Assim, uma pessoa com intenções ruins passa a ter acesso a diversas informações pessoais e a utilizá-la para golpes.

Android: toque em Mais opções > Aparelhos conectados. iPhone: toque em Configurações > Aparelhos conectados. Toque em um aparelho conectado. Toque em DESCONECTAR.

Trata-se do Whatsapp GB, uma imitação do aplicativo original de mensagens pertencente ao Facebook. Sendo ele, apenas disponível para android, o app oferece um leque de recursos a mais, bem como utilizar mais de um número de uma vez ,todavia, seu uso pode ser perigoso.

Quando o chip é clonado, você vai perceber que não consegue fazer ligações, acessar a internet no 4G ou mandar/receber SMS. Por isso, é necessário ligar na operadora e verificar se, de fato, o chip foi clonado e se será necessário trocar por um número novo ou conseguir o antigo de volta.

*#62# Esse também é um código para descobrir o destino de ligações, mensagens e outros dados quando alguém não consegue entrar em contato com você. O certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora, como o correspondente à caixa postal.