Como saber se o menisco está rompido?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:

  1. dor;
  2. rigidez e inchaço;
  3. bloqueio ou travamento do joelho;
  4. sensação de que o joelho está "falseando";
  5. incapacidade de movimentar o joelho em toda a amplitude de movimento.

Primeiras semanas. Nas primeiras semanas, essas agressões ainda são reversíveis caso seja iniciado o tratamento correto. Porém, após três meses, começam a surgir lesões irreparáveis que podem necessitar de mais procedimentos como um transplante de cartilagem ou de menisco e osteotomias.

Sintomas. Pode ser possível ouvir um estalido quando o menisco é rompido. A maioria das pessoas ainda consegue andar mesmo com o joelho lesionado. Muitos atletas não suspendem a prática do esporte mesmo com a ruptura.

Os corticosteroides podem ser muito úteis para reduzir a dor e diminuir o inchaço. Na consulta, o especialista vai injetá-los diretamente na articulação, melhorando bastante o desconforto e o inchaço. Pesquisadores também estão desenvolvendo uma injeção de plasma que pode ajudar na cicatrização de meniscos rompidos.

Se o menisco for de uma superfície côncava, sua parte inferior deverá coincidir com a linha de aferição. Se for convexo, será considerada sua parte superior, Figura 14; 2. Se o líquido for transparente, a parte inferior do menismo deverá coincidir com a linha de aferição.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

Ressonância Magnética
Esse exame permite avaliar também lesões do menisco, da cartilagem e dos outros ligamentos do joelho.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas.

Menisco regenera? O menisco não regenera devido à baixa vascularização. Uma vez lesionado, é necessário realizar a fisioterapia, como tratamento conversador, e dependendo do tipo de lesão do menisco e pratica desportiva do indivíduo, será indicada cirurgia para reparo meniscal ou meniscetomia.

A fisioterapia e a realização de exercícios orientados também são ótimos aliados para a recuperação da ruptura no menisco, mas você precisa do acompanhamento de um profissional para seguir tais protocolos. E, em casos mais graves a cirurgia é recomendada.

O problema de não fazer a cirurgia é que os meniscos funcionam como amortecedores, e ele rompido, ou seja, não funcionando, isso pode aumentar a lesão deles e desgastar muito mais rápido a cartilagem do joelho. Além de piorar os sintomas de dor, o desgaste da cartilagem é irreversível.

Então, ele também pode ser indicado quando a pessoa sofreu alguma lesão ou passou por uma cirurgia. Isso porque, como ajuda a estabilizar a articulação, a joelheira favorece o processo de cicatrização. Ela ajuda a firmar, proteger e alinhar o joelho quando ele está enfraquecido ou fragilizado.

Musculação: a musculação é eficaz para compensar a fraqueza do menisco. Com os músculos mais fortes, seu joelho será mais estável e menos doloroso; Natação: a natação é um dos melhores esportes para pessoas com problemas no joelho.

A lesão meniscal no joelho pode levar a incapacidade e limitações nas atividades diárias, como em casa, no trabalho ou na atividade esportiva, devido a dor e inchaço no joelho. Os esforços físicos intensos podem piorar as lesões.

Operatório e recuperação de cirurgia do menisco
O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral.

Se sentir dor no joelho ao dobrar e esticar, o mais indicado é procurar o atendimento de um médico ortopedista. Ele saberá diagnosticar a origem e iniciar o melhor tratamento, que pode variar entre repouso, imobilização com joelheira, medicação, e em casos extremos, cirurgia.

Seja a lesão de um ligamento ou nos dois, os sintomas são praticamente os mesmos:

  • Barulho no momento da ruptura;
  • Inchaço do joelho;
  • Dor aguda;
  • Impossibilidade de colocar o peso no joelho e andar;
  • Se outros ligamentos forem afetados, pode surgir um hematoma.

As causas dessa lesão podem ser pancadas fortes no joelho, como acontece com jogadores de futebol. Entretanto, algumas situações do cotidiano também podem lesionar o menisco, como fazer agachamentos muito fundos, virar rápido o corpo sobre uma perna e levantar muito peso utilizando as pernas.

Quando o menisco está lesado, mas sua estrutura está com má qualidade e não é possível repará-la, fazemos a meniscectomia parcial, ou seja, removemos somente a parte que está muito ruim.