Como saber se o medidor de energia está com defeito?

Perguntado por: osales9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando. Caso continue girando com disjuntor e chave desligados, pode ser caracterizado como um problema no medidor e o cliente pode solicitar uma avaliação da concessionária para que a troca seja realizada.

O consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição de energia que se encontram em sua propriedade.

É possível pedir revisão quando a conta de luz vem muito alta. Caso tenha notado erros em relação aos valores que estão sendo cobrados, você pode solicitar uma revisão. No entanto, antes disso, é necessário avaliar a sua conta, conferindo períodos de cobrança, taxas e demais informações.

Informamos que para os consumidores residenciais, até 150kWh, incide 12% de ICMS, acima de 150 kWh, incide 25% de ICMS. Por esse motivo quando o consumo fica acima de 150kwh, aparece duas vezes a cobrança do consumo. Além disso, incide o percentual dos tributos PIS e COFINS.

Caso o seu medidor seja analógico e ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, é muito provável que exista fuga de corrente elétrica ou fuga de energia no local. No caso de medidor digital, verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu.

Para saber se existe fuga de corrente no imóvel, basta fazer um teste que é muito simples: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as luzes. Depois cheque se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou se o seu display (modelos mais novos) não registra o consumo.

Como a concessionária de energia detecta um furto de energia? A única forma de a concessionária desconfiar de fraude é por meio da redução do consumo de energia. Isso aciona um alerta do sistema, e a unidade consumidora entra em uma lista de clientes que passarão por uma fiscalização.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

A vida útil de um medidor de energia varia entre 20 e 25 anos.

Troca do medidor
Em regra, isso deve ser feito pelas fornecedoras de água e de luz, sem custos adicionais para o consumidor. A exceção acontece somente quando eles tiverem sidos violados pelo contratante, cabendo à empresa comprovar a ocorrência.

Olha, o valor do medidor de energia pode variar de acordo com o modelo, mas a maioria custa entre R$ 150,00 e R$ 350,00, tá?

Já no Brasil, o maior consumo de energia acontece no verão. E o motivo é um só: o ar condicionado, usado durante a temporada de calor pelas famílias.

Por causa das medidas de isolamento, os espaços de atendimento presencial das distribuidoras estão fechados. Se não tiver resposta, a Aneel recomenda que o consumidor entre em contato com a ouvidoria da sua distribuidora ou ligue para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167.

Mês de referência: mês a que se refere o consumo de energia descrito em sua conta. Data de emissão: dia em que foi feita a leitura do seu consumo de energia. Vencimento: data limite para realizar o pagamento dentro do prazo. Seus dados: nesse campo consta o seu nome ou o de sua empresa e o endereço do imóvel.

RESET DO MEDIDOR
PARA RESETAR O MEDIDOR DEVE-SE MANTER PRESSIONADA A TECLA DE PROGRAMAÇÃO 'P' POR 8 SEGUNDOS.

Se a luz vermelha estiver a piscar continuamente, o contador está a registar o consumo de eletricidade. Por outro lado, quando a luz vermelha acende e apaga rapidamente, significa que o consumo de eletricidade excedeu a potência máxima contratada e, portanto, o diferencial pode disparar.