Como saber se o limoeiro está doente?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Para constatar se o limoeiro apresenta verrugose, basta procurar manchas escuras nas hastes de plantas novas. No início do ataque, as manchas são pequenas, com formato irregular e coloração púrpura a negra.

  • Gomose Melanose. Verrugose Podridão de frutos.
  • Rubelose Estrelinha. Antracnose Pinta preta.
  • Mancha de Alternária. Fungos de revestimento.

Se ainda houver alguma parte sadia nos limoeiros que estão secando, é possível realizar medidas para tentar salvar as plantas. Uma delas é a execução de podas dos galhos, que deve ser feita cerca de 50 centímetros abaixo da região na planta onde começa o secamento.

Regue a mudinha a cada três dias na primeira semana, depois, basta molhar para manter a terra úmida. Para evitar que os frutos rachem ainda no pé, regue o limoeiro em abundância durante o período de frutificação.

Isso acontece porque o excesso de água acaba afogando as raízes da sua planta, que apodrece e passa a ter folhas amareladas que caem logo em seguida. “Por isso, é importante sempre verificar se o solo está muito seco ou encharcado para ir adequando a quantidade de rega da planta”, ressalta a paisagista.

O controle pode ser feito com o uso de inseticidas sistêmicos granulados, com a aplicação no solo em volta da planta, em sulcos de 10cm a 15cm de profundidade. Por se tratar de uma praga de difícil erradicação, o produtor deve tomar todos os cuidados necessários para que ela não entre no pomar.

O limoeiro é uma árvore que precisa de luz e umidade, por isso você deverá plantá-la em um lugar onde pegue bastante sol e regá-la assiduamente.
...
Vai precisar de:

  1. Adubo rico em nutrientes.
  2. Sementes de limoeiro.
  3. Água.
  4. Tesoura de podar.
  5. Alicates.

Folhas enrugadas em pomares de limão podem ser resultantes do ataque de pulgões, larva-minadora ou deficiência mineral. Nos limoeiros e em outras plantas os pulgões normalmente excretam o excesso de substância açucarada que sugam (seiva), atraindo formigas que acabam esparramando o líquido pela superfície da folha.

As principais pragas do limoeiro

  • Ácaros.
  • Cochonilha (lapa)
  • Lagarta mineira.

Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.

Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.

Regue o suficiente para deixar a terra úmida. Pulverize as folhas com água. Verifique o local que a planta está e se esse não é o motivo pelo qual ela ficou com as folhas secas. Caso ela tenha ficado tempo demais exposta ao sol e calor, é bom deixá-la na sombra por algum tempo até que ela se recupere.

Obedecendo aos tratos culturais adequados, verificando as mudas para a formação das áreas produtivas, desenvolvendo adubação correta e utilizando o solo adequado para os plantios, os limoeiros podem ter vida útil superior 15 anos. A agricultora Maria Odete Coelho tem cerca de 700 pés de limão taiti plantados.

Comece a podar os ramos que estão secos. Todos os galhos que tocam o solo devem ser retirados, senão o limão vai tocar no solo e estragar-se. Os galhos que sobem verticalmente são sugadores que também devemos cortar.

A gomose, doença causada por um fungo e ataca os pés de limão, pode causar até mesmo a morte da planta.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Uma das principais pragas que atacam o limoeiro é o ácaro da ferrugem. Com capacidade para provocar danos econômicos em pomares, pode ser controlado com a aplicação de acaricidas específicos.

Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade. Mas se esta for a razão do amarelamento, dificilmente a planta conseguirá se recuperar. Cada espécie tem sua particularidade em relação a quantidade necessária de luz solar para sobreviver. Uma boa dica é experimentar mudar o vaso de lugar.

A verrugose dos citros é um dos principais patógenos dessa espécie. Seus principais efeitos são a redução da área foliar fotossintética (infecção nas folhas em viveiro) e depreciação dos frutos para consumo em natura (infecção nos frutos). Distribuição: Cosmopolita.

a gente põe 100 gramas de farinha de osso e 50 gramas de farinha de ovo de casca de ovo tá. triturar casca de ovo por aqui e aí fica assim a gente fica. assim uma. um composto com farinha de osso farinha de casca de ovo e húmus de minhoca.

Como acabar com folhas pretas nos citros
Geralmente isso ocorre porque houve o combate apenas do fungo. Para eliminar de vez as folhas pretas nos citros, o ideal é buscar meios de eliminar o fungo, bem como a fonte do problema, que são os insetos (mosca preta, pulgões e cochonilhas).