Como saber se o LED está queimando?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

“O primeiro passo para o conserto é abrir a lâmpada cuidadosamente e identificar quais LEDs estão queimados. Um LED danificado pode apresentar uma cor escura, que indica que está queimado. Mas, se você não conseguir identificar pela coloração, pode fazer um teste utilizando uma bateria e dois fios condutores.

Uma das causas mais comuns para a queima dos faróis é o superaquecimento. Os faróis podem superaquecer por diferentes razões, como por exemplo: design falho- com pouca ou nenhuma dissipação de calor- que acarreta no aquecimento excessivo da placa e queima dos chips LED.

Se você deixar a sua lâmpada de LED ligada por uma hora, por exemplo, e pegar no drive dela, será possível perceber que sim, ela esquentou. E todo componente de calor precisa de ventilação, então é necessário o gerenciamento de calor. Se a sua lâmpada está esquentando muito, pode fazer com que seu LED comece a piscar.

Ao identificar os LEDs queimados é preciso removê-los com bastante cuidado. Para isso, pode ser usado o alicate de bico ou o estilete. Após esse procedimento, é só derreter o estanho e soldar os terminais onde os LEDs estavam queimados. Encaixe a base novamente e sua lâmpada estará pronta para ser reutilizada.

LEDs não queimam
O LED tem vida útil de 20 a 50 mil horas, e depois deste tempo, há perda de cerca de 30% na luminosidade.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor.

R$ 130,16

Conduzir o veículo:XXII – com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas. Em ambos os casos, as infrações são médias, passíveis de multa e podem ocasionar a retenção do veículo. O valor da multa é de R$ 130,16 e o condutor perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Uma lâmpada piscando desligada é um problema que pode acontecer independente da iluminação que você decidir usar. É comum vermos essa situação em LED, pois é uma tecnologia que precisa de pouca energia para funcionar. Assim, mesmo com uma baixa descarga elétrica, a luz pisca.

Prever a vida útil do LED depende de vários fatores, mas, geralmente, lâmpadas LED de boa qualidade são produzidas para durar cerca de 50.000 horas (uma durabilidade muito superior comparada às lâmpadas convencionais).

Se o uso for doméstico, com oito horas diárias, pode durar até 17 anos. Entretanto, lembre-se que essa durabilidade está relacionada a depreciação do fluxo luminoso, já que o LED não queima como uma lâmpada incandescente.

Quanto tempo dura a lâmpada de LED? Normalmente, as lâmpadas de LED podem durar até 2,5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas de LED tem durabilidade entre 25 até 50 mil horas, em condições de uso e operação normal.

Uma conexão ruim entre o interruptor, soquete e a lâmpada pode causar oscilação. Experimente mexer suavemente o botão para ver se isso causa cintilação. Em caso afirmativo, você encontrou o problema. Se sua luz já estiver piscando, tente ligar e desligar o interruptor e veja se isso corrige o problema.

Excesso de Tensão
Se você notar que várias lâmpadas em diferentes cômodos de sua casa estão queimando com frequência ou em horários semelhantes, isso pode ser um sinal de que a voltagem de sua casa está muito alta para a fiação elétrica. Este problema requer atenção imediata de um eletricista licenciado.

Isso acontece porque não chega energia suficiente até os LEDs, pois a energia tem que percorrer um caminho mais longo fazendo com que a tensão diminua no final do rolo de fita. A tensão pode cair até 0.6V por metro.

Um dos parafusos de fixação do retorno ou fase pode estar frouxo, causando essas piscadelas e não mantendo a lâmpada acesa. A solução é reapertar os parafusos. Também pode ser o desgaste do contato interno no interruptor, sendo necessário a sua completa substituição.

O Inmetro estarrece uma série de regras para a troca de lâmpadas, como um prazo de garantia mínimo de 1 ano para as lâmpadas do tipo fluorescente. As lâmpadas de LED certificadas pelo órgão não têm garantia mínima, mas seguem o prazo legal de pelo menos 90 dias.

A sigla LED significa Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode). O LED é um componente eletrônico semicondutor que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz, através da eletroluminescência. É esse processo que confere à iluminação em LED características como o menor consumo de energia.

- Evite o contato dos dedos ou qualquer ferramenta com os LEDs do módulo. - Utilize luvas e outros componentes ESD. - Tome muito cuidado para que durante o processo não sejam depositados impurezas (poeira, óleos, etc) sobre os LEDs. - Não deixe o módulo cair.