Como saber se o LED é forte?

Perguntado por: iribeiro2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida. Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar.

Para saber a quantidade de luz que será emitida, é necessário verificar o lúmen. Essa unidade de medida se refere ao fluxo luminoso da lâmpada. Sabendo distinguir e identificar essas duas unidades de medida, você conseguirá saber qual lâmpada possui a potência ideal para o local que você precisa.

A fita LED 5050 possui medida de 10 mm de largura e é consideravelmente mais potente em relação ao modelo anterior, pois além de ter LEDs triplos, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm. A fita LED 5050, assim como a fita LED 3528, está disponível em versões RGB, ou seja, coloridas.

Exemplo: Fita alimentação 5050 (60 LEDs/metro). 5 metros O cálculo seria: 14,4 W por metro x 5 metros = 72 Watts. O mais aconselhável seria o uso de uma fonte com mais de 80 Watts para evitar que ela funcione ao máximo.

O que significa 6000K no LED? Elas são diferenciadas pela temperatura da cor da luz que emitem, medidas em Kelvin (K). A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K.

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

As designações PAR 20, 30 e 38 dizem respeito à potência e à dimensão do fluxo luminoso. Quanto maior a designação, maior será o diâmetro da lâmpada PAR e, consequentemente, a potência. Portanto, a escolha do tipo certo deve levar em consideração a relevância do destaque que se quer obter em diferentes áreas.

Para saber qual a temperatura de uma lâmpada LED, basta procurar as especificações em sua embalagem. Elas são medidas em graus Kelvin (K), e seguem esse padrão: de 5.300K a 6.500K – luz fria. de 4.000 K a 5.000K – luz neutra.

Os lúmens (lm) são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamado também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada. Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor.

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. Um chuveiro, por exemplo, também apresenta um valor em watts, mas não emite luz.

IncandescenteHalogéneoLED
30W25W3W
60W50W8W
75W60W12W

A potência, medida em watts (w), é a quantidade de energia utilizada pela lâmpada para que ela possa fornecer luz para qualquer tipo de ambiente.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.