Como saber se o kefir de leite está bom?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Tanto no de leite, quando to no de água, os sinais mais fáceis de reconhecer kefir morto ou estragado são:

  1. Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  2. Coloração sem ser branca ou translúcida;
  3. Grãos esfarelando;
  4. Fungos;
  5. Sem bolhas (quando é kefir de água);
  6. Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

O kefir é um leite fermentado ácido, levemente alcoólico e de consistência cremosa, resultante da produção de ácido lático, gás carbônico e álcool durante o processo de fermentação desenvolvido por diversos microrganismos atuando simbioticamente.

Ao ser proliferado, o kefir pode acabar ficando bem ácido, com um gosto amargo que traz uma sensação de queimação à garganta.

48 horas

O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.. Aconselha-se não deixar os grãos na mesma água/leite por mais de 3 dias, eles podem morrer por falta de alimento.

Segundo a nutricionista Nicolle Venturi, o kefir é bem resistente enquanto tem alimento. Por isso, uma dica importante para quem quer manter a colônia intacta enquanto vai fazer uma viagem de até uma semana é adicionar mais leite ou água com açúcar e colocar tudo na geladeira.

ENTÃO… fique tranquilo! Se seus Grãos apresentarem essa característica eles estão super saudáveis e não há necessidade e nem é recomendada a limpeza, higienização ou lavagem dos Grãos de Kefir de Leite com água.

Posso usar leite gelado? R: Poder até pode, o leite gelado retarda o processo de fermentação, com isso seu kefir fermentará lentamente. Isso é um ponto positivo para quem quer fazer uma fermentação mais longa, de 36 a 48 horas.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas.

"A estagnação do crescimento do kefir pode ser porque a colônia ficou muito tempo com a alimentação baixa em nutriente ou porque o ambiente está frio, o que também trava o crescimento. É algo normal e requer paciência. Precisa identificar se realmente parou de crescer ou se o crescimento está muito devagar", explica.

diretamente ao o leite pasteurizado não precisa ferver o leite cru após você fervê lo e espere esfriar totalmente não tem aquela de colocar o dedo de encontrar até 10 não é esfriar.

Tanto no de leite, quando to no de água, os sinais mais fáceis de reconhecer kefir morto ou estragado são:

  1. Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  2. Coloração sem ser branca ou translúcida;
  3. Grãos esfarelando;
  4. Fungos;
  5. Sem bolhas (quando é kefir de água);
  6. Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

Soro, iogurte e outros produtos devem ser acondicionados em refrigeração no prazo de 3 ou 5 dias.

Ao ser produzido em grande quantidade ele perde parte dos benefícios. O Kerfir é passado entre as pessoas através de doação, e assim se mantem uma corrente de troca sem fins lucrativos, apenas alguém que doa com objetivo de ajudar ao próximo.

Se for aquecido, ele perde as propriedades medicinais. A principal vantagem do kefir é o fortalecimento do sistema imonológico. Além do kefir tradicional, de leite, há também uma bebida feita da fermentação de açúcar em água.

Qual quantidade de kefir posso consumir por dia? Não existe uma quantidade ideal, mas a média de consumo individual diário é de 250 ml (1 copo) de kefir ou um consumo de até um litro por dia.