Como saber se o iPhone já caiu na água?

Perguntado por: ufreitas9 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

A maioria dos dispositivos iPhone e iPod têm indicadores de contato com líquido (LCIs) que podem ser vistos pelo lado de fora. Um LCI será ativado quando entrar em contato com água ou com um líquido que contém água.

Você deve notar que a sigla IP é sempre acompanhada de outros dois números. O primeiro algarismo indica a resistência do celular à poeira e vai de 1 a 6. Já o segundo algarismo indica a resistência do aparelho à água e pode ir de 1 a 8 – quanto maior estes números, mais resistente será o aparelho.

Para adicionar o atalho à tela inicial e facilitar a ativação, pressione o ícone do "Water Eject" e vá em “Detalhes”. Em seguida, toque em “Adicionar à Tela de Início”. Você também pode ativar o "Water Eject" com a Siri usando o comando “E aí, Siri, Water Eject”.

Pode demorar até 24 horas para o iPhone secar totalmente.

Em uma escala de 1 a 9, a nota 8 significa que o aparelho pode ficar submerso em até seis metros de profundidade por até 30 minutos. Ou seja: serve pra levar pra piscina, mas não mergulhar no mar. Essa nota é suficiente para indicar que um aparelho como o iPhone 12 é à prova d'água.

É importante salientar que a Apple não recomenda que você use um secador de cabelo ou outra fonte de calor para secá-lo, já que isso pode danificar o aparelho. Antes de abrir a bandeja do cartão SIM, certifique-se de que o aparelho está completamente seco.

1º – Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G. O primeiro e mais completo aparelho da lista é o Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G. Dessa maneira, esse celular é à prova d'água e conta com a certificação IP68.

iPhone 11, iPhone XS e iPhone XS Max: classificação IP68, com profundidade máxima de 2 metros por até 30 minutos. iPhone SE (2ª e 3ª geração), iPhone XR, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus: classificação IP67, com profundidade máxima de 1 metro por até 30 minutos.

Veja como configurá-lo:

  1. Acesse o Water Eject em um navegador do iPhone;
  2. Toque em "“Adicionar Atalho”. Depois, abra o app Atalhos;
  3. Selecione a automação "Water Eject";
  4. Toque em "Start" e escolha o nível de intensidade da vibração.

Consultar o histórico de peças e serviços do dispositivo
No iOS 15.2 e posterior, você pode acessar Ajustes > Geral > Sobre para ver o histórico de peças e serviços do iPhone. No iPhone XR, XS, XS Max e posterior, incluindo o iPhone SE (2ª geração), você pode ver se a bateria foi substituída.

Custo Estimado R$100 à R$250,00 Reais. Valor depende modelo aparelho e estado de oxidação, qualquer reparo e peça será orçado à parte.

Se a porta ou o cabo de carregamento estiverem molhados, desligue o smartphone. Em seguida, coloque-o em uma superfície plana para secar em temperatura ambiente.

iPhone 14 Plus é mais resistente que o 14 Pro Max, aponta teste - MacMagazine.

Seque o iPhone por fora e por dentro
A melhor maneira de secar o iPhone é virar a tela para baixo e sacudi-lo. Assim, é possível retirar grande parte da água das extremidades e entradas do aparelho. Para o interior do seu gadget, o ideal é usar um absorvente de umidade.

Utilize sílica em gel para absorver a umidade
Mesmo após deixar as peças do celular secando naturalmente, alguns componentes internos ainda podem estar um pouco úmidos. Para mais segurança, é bom que o aparelho entre em contato com substâncias capazes de absorver a umidade dos ambientes, como a sílica em gel.

  1. Retirar o aparelho o mais rápido possível.
  2. Desligar o celular.
  3. Cuidado para não espalhar a água ao secar.
  4. Retirar a bateria, o cartão SD e o cartão SIM.
  5. Inicie os “primeiros socorros”
  6. Colocar no arroz.
  7. Colocar no sol.
  8. Outras formas de absorver umidade.