Como saber se o intestino ficou limpo para colonoscopia?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A Colonoscopia é um exame que para ser realizado com sucesso, o intestino deve estar absolutamente limpo. O intestino é considerado limpo quando as fezes eliminadas nas evacuações for um liquido limpo, claro, transparente. fruta coado de cor clara, refresco claro, pera (sem casca), maçã (sem casca) e melão.

Quais complicações podem ocorrer após o exame de colonoscopia? As mais comuns são: dores abdominais, cólicas, presença de flatos (gases), fezes com presença de sangue e diarreia.

O resultado da avaliação do material retirado costuma demorar alguns dias para ser liberado. O exame demora entre 20 e 60 minutos. Se a limpeza do cólon não estiver satisfatória, o médico costuma optar por interromper o exame, remarcando-o para outra data. O sedativo leva tempo para desaparecer completamente.

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

Dor abdominal, inchaço, gases, diarreia e constipação são sinais de que algo não vai bem, principalmente se esses sintomas estiverem presentes a longo prazo.

- Em 2 a 3 horas haverá pouca ou nenhuma vontade de ir ao banheiro e o conteúdo deve ser amarelo claro e sem resíduos. Caso vômito em grande quantidade, distensão ou dor abdominal de forte intensidade, suspenda o preparo e entre em contato com a clínica.

DURANTE TODO O PREPARO É IMPORTANTE CAMINHAR PARA AUXILIAR NO FUNCIONAMENTO DO INTESTINO. O paciente Irá apresentar vários episódios de evacuação de aspecto líquido apos meia hora da ingeta do manitol e essa diarréia vai persistir por mais ou menos 3 horas.

A meia vida de eliminação do Manitol é de aproximadamente 100 minutos (pode ser aumentada em até 36 horas em casos de insuficiência renal aguda), para um efeito diurético observado após 1 a 3 horas da infusão.

– Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.

Continue com uma alimentação leve e ingira bastante líquido no restante do dia. A diarreia pode persistir por cerca de 24 horas após o procedimento. É normal que haja a presença de sangue nas fezes após o exame comum, quando se realiza uma biópsia e polipectomia durante o exame.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

Como é a alimentação antes da consulta? Continue lendo para esclarecer essas e outras perguntas. Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo.

Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopia com finalidade diagnóstica.

Pólipo intestinal é algo comum de ser encontrada em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto). Sempre que aparecem neste exame, os pólipos já são removidos durante o procedimento e encaminhados para biópsia.

O cocô ideal
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Hidrate seu corpo
Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino. Opte por melancia, tomate, aipo, alface, morango, abacaxi, pêssego, framboesa, pepino, abobrinha e outros alimentos que auxiliem o seu corpo a manter o alto nível de hidratação.

Sinais de alerta
As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

FEZES EM FITA E FEZES FINAS
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).

Para a maioria da pessoas é considerado normal defecar de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana. Outras pessoas podem ficar até uma semana ou mais sem defecar, não experimentando desconforto ou prejuízo.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

OBS: Com a ingestão do MANITOL o intestino irá “soltar” como diarreia, podendo ocorrer cólicas abdominais. Ao final, as fezes devem sair líquidas e com a cor semelhante à urina clara e sem presença de resíduos.