Como saber se o intestino está saudável?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Por ser um produto à base de leite desnatado, a finalidade do Leite Fermentado Yakult é, além de nutrir, fornecer o lactobacilo probiótico selecionado (o exclusivo Lactobacillus casei Shirota) a fim de contribuir para manter o equilíbrio e a boa saúde intestinal.

Como fortalecer a saúde intestinal?

  1. Dormir bem. ...
  2. Se hidratar. ...
  3. Manter uma alimentação saudável. ...
  4. Evitar alimentos industrializados. ...
  5. Atividades físicas. ...
  6. Controle de bebidas alcoólicas. ...
  7. Não fumar.

Intoxicação alimentar, uso de alguns medicamentos e problemas como Doença de Chron, colites ulcerosas, doença celíaca, Síndrome do Intestino Irritável e intolerância à lactose também podem deixar o intestino solto.

O ideal é que as fezes sejam marrons. As fezes pretas e vermelhas podem representar sangramento e as amarelas infecções intestinais, má digestão e alimentação rica em gordura. As esbranquiçadas podem ser um alerta para obstrução das vias biliares, que pode resultar em problemas na vesícula ou no pâncreas.

O diagnóstico é feito pelo médico através da análise dos sintomas e, em alguns casos, por palpação da região do ânus e reto. Podem ainda ser pedidos exames de imagem, como raio X do abdômen, especialmente se existir suspeita de fecaloma localizado no intestino, ao invés do reto.

O fecaloma é uma grande massa de fezes empedrada e endurecida que pode ficar acumulada no reto ou no final do intestino. Os principais sintomas do problema, além da impossibilidade de expulsar as fezes são abdômen distendido, cólicas abdominais, sangue na evacuação e fezes eliminadas em forma de pequenas bolas duras.

A lavagem intestinal é um procedimento realizado para promover a limpeza do intestino, já que favorece a remoção dos resíduos de fezes. Para fazer a lavagem intestinal, é necessário que seja aplicada uma solução diretamente no intestino, através da região anal, para estimular o movimento intestinal.

Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. A farinha de trigo, macarrão e o arroz integral, ajudam a varrem as toxinas para fora do organismo.

Como fazer o detox intestinal
Esse “choque” só é possível com mudanças na alimentação. Sendo assim, a dieta deve ser ajustada e o consumo de alimentos ricos em fibras e probióticos deve aumentar. Dessa forma, o intestino passa a funcionar melhor e a digestão torna-se mais fácil.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

O nó no intestino, conhecido como torção, vôlvulo ou volvo, é um problema grave em que há a torção de parte do intestino, provocando a sua obstrução e impedindo a passagem de fezes e do fluxo sanguíneo para o local, o que pode causar a morte da região afetada.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.
...
Os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor abdominal.
  • Perda de peso.
  • Fadiga.
  • Anemia.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Activia, com Bifidobacterium animalis CNCM I-2494 (probiótico), ajuda a reduzir a frequência de desconforto intestinal (desconforto abdominal, inchaço, flatulência, ruídos intestinais). A recomendação diária de consumo do produto deve ser de 200 gramas.

O desequilíbrio na microbiota intestinal pode gerar sintomas intestinais passageiros, como prisão de ventre, náuseas, gases, dores abdominais, azia, vômitos, distensão abdominal e diarreia.