Como saber se o INSS me liberou?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Faça o login no site do Meu INSS, por meio da conta “gov.br”, para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício. Assim que entrar no sistema, digite o seguinte termo no campo de busca: “meus benefícios”.

Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”; Insira seu CPF e siga as orientações para o login; Clique na opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”; Informe o número do requerimento, o tipo de benefício e confirme a situação do mesmo; Baixe o arquivo em PDF com o resultado da perícia e verifique se o benefício foi ...

A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

45 dias

Na verdade, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), esses 45 dias se referem ao tempo estipulado para a implantação do benefício. Isto é, após a concessão do seu pedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.

Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o resultado da perícia ou o próprio benefício se você tiver sido aprovado. Entretanto, este prazo nem sempre é cumprido pelo INSS. Há casos de contribuintes que estão aguardando o acerto pós-perícia há mais de 4 meses.

O benefício é pago a partir do valor do salário mínimo, que até o momento é de R$ 1.302. Mas vale ressaltar que quem recebe mais do que o piso mínimo nacional, o auxílio-doença será correspondente a 91% do salário, desde que não possa ultrapassar a média dos últimos doze salários de contribuição.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7.

A situação pode ser resolvida com o agendamento do serviço “Acerto pós-perícia” pelo telefone 135. O Benefício por incapacidade temporária se destina ao segurado do INSS que está incapacitado por para o trabalho por mais de 15 dias corridos, por motivo de doença ou acidente.

Pode ser que o atraso no resultado da perícia seja alguma pendência nesse sentido. Portanto, quando o resultado da perícia não acontece, provavelmente, foi encontrado algum erro nos seus dados ou até mesmo faltou alguma informação importante para a concessão do benefício.

De forma simples, rápida e o melhor, sem sair de casa, você pode ver o resultado da sua perícia. Outra opção, caso você esteja sem internet, é fazer uma ligação para o número 135.

Será necessário que você agende o serviço de acerto pós-perícia, através do número 135, na central do INSS. Importante: você mesmo deverá entrar em contato com o INSS.

Para saber a data de pagamento do benefício, o interessado deve consultar o calendário disponibilizado pelo INSS, que pode ser encontrado no site do Meu INSS e no aplicativo. A data, como mencionado anteriormente, será determinada de acordo com o valor do benefício e o número do cartão do benefício.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS: Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício. Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS.

Quando a documentação é solicitada através do aplicativo Meu INSS, a carta de concessão do benefício é emitida na hora, e você já pode acessar os seus dados.