Como saber se o inquilino tem o nome limpo?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Na maioria dos casos, fazer a checagem de um nome para saber se ele está ou não sujo é uma tarefa bem simples. Para isso, basta que o proprietário ou a imobiliária tenham acesso a um órgão de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa e consultem lá o seu nome ou CPF.

Dependendo da imobiliária, podem ser pedidas também informações de contato como endereço e telefone, além de profissão, qual a sua renda, se há algum bem registrado no seu nome e também dados do cônjuge, se você for casada ou casado.

Normalmente sim, para que seja aprovada sua documentação junto a imobiliária é necessário ter nome limpo, mas se o proprietário estiver ciente que o inquilino possui o nome com restrição e mesmo assim quiser alugar, fica a responsabilidade por essa informação para ele, tirando a responsabilidade da aprovação da ...

Se você por acaso estiver negativado, pode pedir a outra pessoa que dê seu nome como garantia de que o proprietário vai receber o pagamento do aluguel todo mês. Esse fiador vai precisar ter bens quitados em seu nome, além de comprovar renda que possa cobrir o valor do aluguel em pelo menos um mês.

Não, o fiador deve ter nome limpo, imóvel em seu nome quitado e comprovar renda de 3 vezes o valor da locação, salvo apenas se o proprietário do imóvel autorizar que o fiador tenha restrição e assinar um documento de ciência.

CPF (do locatário e do cônjuge, se for o caso); Certidão de casamento; Comprovante de renda; Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);

Mantenha o Serasa Score acima de 701 para aumentar as chances de aprovação na análise de crédito. Caso esteja com dívidas, tente quitá-las antes de alugar imóvel. Se estiver com o CPF negativado, entre em contato com a empresa devedora para negociar um acordo de pagamento.

A medida correta por parte do locador é notificar o locatário, seja por qualquer meio, e se nada der certo, ingressar com uma ação de cobrança de aluguéis cumulado com despejo, ou só de despejo. A ação de despejo é a ÚNICA medida que pode obrigar o locatário a sair do imóvel.

Para alugar com o QuintoAndar, os locatários que vão compor renda no contrato não devem possuir nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa e Boa Vista), e nem processos judiciais em que sejam réus de ações que questionem sua idoneidade.

Para incluir o inquilino em uma lista de restrição, o locador deverá apresentar o contrato de locação, as notificações enviadas e a documentação que for solicitada, em um Cartório de Protestos e Títulos que efetuará o processo. É necessário cautela ao executar esse tipo de ação.

Flexibilidade para negociar antes do inquilino ficar inadimplente. Bom relacionamento pode ser um mitigador de riscos. Facilite o pagamento para evitar a inadimplência de aluguel. Diversificação de investimentos é sempre recomendável.

E quando há mais de um inquilino? Nos casos nos quais mais de uma pessoa vai usufruir do imóvel, como casais ou amigos que decidem dividir uma casa, é permitido alugar um imóvel em nome de outra pessoa, já que nem todos os locadores precisam, necessariamente, assinar o contrato.

Como saber se consigo alugar um imóvel? Para alugar um imóvel, é preciso ter, pelo menos, 18 anos, e renda suficiente para arcar com as despesas do imóvel. Por isso, são solicitados documentos para comprovar que o inquilino vai conseguir fazer o pagamento do aluguel.

O seguro fiança garante ao locador de um imóvel o pagamento de indenização em caso de inadimplência do locatário. O produto serve como garantia em contratos de locação e substitui o fiador. Em outras palavras: se o inquilino não paga o aluguel, o seguro cobre.