Como saber se o inchaço é normal?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Inchaço pode estar acompanhado de dor e febre em alguns casos. Ou seja, o inchaço serve para mostrar que algo está errado e que é preciso agir. Em parte dos casos, é normal ter inchaço, mas sempre é bom ficar de olho.

Um anel que não sai do dedo ou uma roupa que ficou mais justa da noite para o dia. Esses são alguns dos sinais da retenção de líquido, caracterizada por um inchaço incomum. Isso acontece quando o acúmulo de água em determinadas regiões do corpo está acima do normal.

O inchaço pode ser somente uma manifestação de comportamentos inadequados, mas pode ser um problema de saúde. Se você tem ficado inchada frequentemente, é muito importante consultar com um médico, e caso necessário, ele encaminhará para o especialista mais indicado para o seu caso.

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Retenção de líquido: 7 dicas para reduzir o inchaço

  1. 1 - Pernas para o alto.
  2. 2 - Faça exercícios.
  3. 3 - Alimentação equilibrada.
  4. 4 - Reduza o sal.
  5. 5 - Beba cerca de 2 litros de água por dia.
  6. 6 - Cuidado com os chás.
  7. 7 - E o álcool: ajuda ou atrapalha?
  8. Quando procurar um médico?

O diagnóstico de retenção de líquidos baseia-se na avaliação médica do quadro clínico, podendo ser necessária a realização de alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

A retenção de líquidos é um processo normal que ocorre no organismo em determinadas condições, como as mencionadas anteriormente. No entanto, se o edema persistir por muito tempo ou o seu aparecimento não estiver relacionado a nenhuma dessas causas, deve-se procurar a ajuda de um profissional da saúde qualificado.

Uma pessoa pode apresentar oscilação de cerca de 1 a 3 Kg num único dia devido a retenção de líquido. Ocorre da seguinte maneira: Ao ficarmos em pé, durante o dia, pode ocorrer um certo extravasamento de liquido de dentro dos vasos sanguíneos das pernas para o tecido ao redor (chamado interstício).

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

O ortopedista também pode ser o primeiro médico que o indivíduo vai procurar quando ele sabe de onde veio a lesão que ocasionou o inchaço. Então, se ele sofreu alguma pancada e surgiu um edema que está demorando a regredir, é bom visitar um traumatologista.

Os pés inchados nem sempre indicam algum problema de saúde mais sério. No entanto, se o problema persistir, o ideal será procurar um médico vascular. Muitas vezes, o inchaço nos pés e tornozelo é causado pelo acúmulo de líquidos que pode ocorrer após ficarmos muito tempo em , sentados, ou fazermos longas caminhadas.

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”

chá de hibisco

Chá para desinchar Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a ... Como resultado, o chá de hibisco é perfeito para aumentar a produção da urina e, assim, diminuir o inchaço da barriga.

Na maioria das pessoas com inchaço, os médicos fazem um hemograma completo, outros exames de sangue e urinálise (para verificar se há proteína na urina).

O inchaço pode se localizar em uma parte específica, como em tornozelos, pés ou abdômen. Mas também pode acabar se espalhando para o corpo todo, de forma mais grave e desconfortável.

consumir gengibre e limão juntos pode alavancar o metabolismo, ajudando a queimar uns quilinhos e afinar a cintura em relação à circunferência do quadril. O limão também é rico em vitamina C, que é extremamente importante para manter o sistema imunológico saudável.

O pepino possui grande quantidade de água e minerais, sendo excelente para o bom funcionamento dos rins e para diminuir o inchaço do corpo. Além de ser um alimento diurético, é ótimo para purificar a pele. O abacaxi é um alimento que ajuda muito na eliminação de toxinas pela urina, diminuindo a retenção de líquidos.

importância de buscar ajuda médica sempre que houver dor ou outro sintoma persistente. Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição.