Como saber se o homem tem clamídia?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Sintomas

  • corrimento amarelado ou claro;
  • sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais;
  • dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).

O tratamento eficaz rapidamente interrompe a transmissão. Clínico (principais sintomas): Entre dois e oito dias após relação sexual desprotegida, a pessoa passa a sentir ardência e dificuldade para urinar.

No entanto, na maioria dos casos, a clamídia é assintomática, impedindo a descoberta precoce da doença. A ausência de sintomas também é preocupante porque contribui com o aumento do número de casos, pois o portador da doença pode transmitir para outras pessoas sem saber.

A infecção por clamídia pode ser confirmada por meio de exames de sangue e urina, assim como pela análise das células epiteliais do colo uterino (na mulher) e do canal uretral ou retal (no homem).

Tratamento de clamídia
Infecções por clamídia, ureaplasma e micoplasmas são tratadas com um dos seguintes antibióticos: Uma dose única de azitromicina tomada por via oral. Doxiciclina, eritromicina, levofloxacino ou ofloxacino tomados por via oral durante sete dias.

PCR (reação em cadeia da polimerase)

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis. “A candidíase produz coceira, secreção esbranquiçada e pode deixar a vagina e a vulva inchadas e avermelhadas.

Gynopac tem ação efetiva na eliminação dos germes mais frequentemente encontrados nas infecções da vulva (região externa dos genitais femininos) e da vagina, isoladamente ou associados: Candida albicans (um tipo de fungo), Trichomonas vaginalis (um protozoário) e Gardnerella vaginalis (bactéria).

Nas mulheres, os principais sintomas da Chlamydia trachomatis são:

  1. Corrimento vaginal.
  2. Coceira vaginal.
  3. Sangramento vaginal.
  4. Dor abdominal.
  5. Dor durante o sexo.
  6. Ardência ou dor ao urinar.

- O exame pode ser realizado em raspado de conjuntiva colhido no Fleury, (Unidade República do Líbano I, exceto aos domingos), ou em material colhido pelo médico solicitante. Colher com swab estéril e enviar o swab em frasco seco estéril, refrigerado, até 7 dias após a coleta.

O período entre a contaminação e a manifestação clínica é de aproximadamente 15 dias. Porém, em muitos casos, a clamídia é assintomática. Por isso, o risco de transmissão da doença é ainda maior. Alguns sintomas leves podem aparecer, e reconhecê-los o quanto antes faz a diferença para o tratamento.

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, pois pode provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Assim como sequelas subsequentes como gravidez ectópica e a infertilidade.

O dispositivo de teste rápido para clamídia (swab/urina) é um teste rápido para detectar qualitativamente o antígeno da Clamídia nas amostras de swab cervical feminino, swab uretral masculino e urina masculina, fornecendo resultados em 10 minutos.

A maioria dos pacientes contaminados pela clamídia não apresentam sintomas distintivos, podendo ser facilmente confundidos com infecção urinária quando apresentados.