Como saber se o homem não pode fazer filho?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quais são os exames para diagnóstico da infertilidade masculina? O diagnóstico da infertilidade em si, seja masculina, seja feminina, deve ser baseado em resultados de exames específicos. No caso da infertilidade masculina, há dois principais exames: espermograma e o teste de fragmentação do DNA espermático.

O sêmen saudável é geralmente de consistência viscosa, esbranquiçado e opalino, às vezes amarelado. Espesso na ejaculação, dilui após estar fora do organismo e possui um odor semelhante a alvejante, devido ao seu conteúdo de substâncias alcalinas, que protegem os espermatozoides do ambiente ácido da vagina.

Espermograma. No caso dos homens, o espermograma é o principal teste de fertilidade e busca avaliar a quantidade e características dos espermatozoides presentes no sêmen.

Na maioria dos casos, não há sinais óbvios de infertilidade masculina. Normalmente, você não terá dificuldade com a atividade sexual, com a ereção e com a ejaculação, e seu sêmen parecerá normal a olho nu. Daí a importância de realizar exames periódicos com o propósito de ajudar a descobrir a causa da infertilidade.

Isso pode mudar de acordo com o momento que você está passando. Se você está há mais tempo sem ejacular, por exemplo, ele pode ficar mais espesso. Se você ejaculou há pouco tempo, ele pode ficar mais fluido, mais transparente. Essas alterações de cor e padrões são normais.

Existem muitas formas de aumentar a fertilidade masculina, mas no geral, a maioria das soluções indicam que manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos e se abster de maus hábitos, são fundamentais.

O espermograma é a pedra angular e principal teste laboratorial envolvido na investigação da fertilidade. Os principais parâmetros analisados são concentração, morfologia e motilidade dos espermatozóides, além das características gerais da amostra, como aspecto, cor, viscosidade, volume e pH.

A cor do sêmen saudável deve ser esbranquiçada ou acinzentada, mas a presença de cor amarelada, marrom ou vermelho, pode indicar problemas de saúde que afetam a fertilidade masculina.

Dentre as principais causas que propiciam a infertilidade nos homens estão a varicocele - dilatação anormal das veias testiculares, obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes e infecções não tratadas. Quanto às infecções, é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade.

O espermograma custa entre R$70 e R$200, dependendo da clínica e da região do país em que ela se encontra. O exame também é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um importante antioxidante que combate os radicais livres e influencia positivamente na melhora da motilidade e morfologia espermática. A sua presença será importante para proteger os espermatozoides de mutações e auxiliar na produção de hormônios para a fertilidade masculina.

12 anos

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

A coleta do espermograma pode ser um momento de tensão, mas a presença da esposa pode trazer conforto e segurança ao marido.

Deve ser realizado quando o casal está tentando ter filhos por meios naturais há mais de um ano. O ideal é que a mulher realize também todos os exames necessários para descobrir o real motivo de não conseguir uma gestação.

Uma boa avaliação andrológica, com exames específicos e adequados e associados a um tratamento correto podem viabilizar a gravidez a cerca de 60% dos casais com homens portadores das formas mais complicadas de azoospermia.