Como saber se o hímen já foi rompido?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho.

Vale a pena lembrar também que o rompimento do hímen (pequena membrana que está a poucos centímetros da entrada da vagina) também pode provocar um pouco de dor na primeira tentativa. Mas essa é uma dor, em geral, suave.

A única alteração que acontece no corpo depois de perder a virgindade é, no caso das mulheres, o rompimento do hímen (membrana fina localizada na parte mais externa da vagina)”, explica Thalita Domenich, médica assistente da Santa Casa de São Paulo e mestre em tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da ...

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

rósea

O hímen é uma membrana rósea, da mesma cor da pele da vagina, que envolve a entrada da mesma por dentro.

O tempo de cicatrizarão geralmente dura entre 5 a 7 dias. Mas pode ser mais longo em caso de complicações como infecção, mas isto é raro.

Quando a vagina toma forma, o resquício dessa “tampa” rudimentar vira o hímen. Com o início da atividade sexual, ela se rompe e torna-se mais fina, até que esteja completamente imperceptível. Após sua ruptura, o hímen não se reconstitui. Ou seja, uma vez que o hímen é rompido, a mulher ficará sem essa membrana.

Confira algumas dessas dicas:

  1. Agende a consulta fora do período menstrual. ...
  2. Evite relações sexuais. ...
  3. Não use cremes ou lubrificantes. ...
  4. Não se preocupe com a depilação. ...
  5. Esvazie a bexiga antes de começar os exames.

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

O hímen imperfurado é um dos tipos mais raros de hímen, ele não se rompe nem durante a relação sexual e também para a passagem do sangue menstrual. Nestes casos é necessária uma pequena cirurgia para correção.

“O hímen é uma membrana que fica na entrada da vagina e não possui terminações nervosas, então ele não deve doer. Muitas vezes, em casos de meninas e mulheres que acabaram de iniciar a vida sexual, essa dor pode estar relacionada à própria contratura da região vaginal e à tensão do momento.

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, na qual o ginecologista faz perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade, o médico trará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Especialista da Febrasgo explica que primeira consulta ao ginecologista deve ser aos dez anos de idade.

Tomar banho no dia da consulta e usar um sabonete com pH baixo ou neutro já é o suficiente.

DRA, EU PRECISO ESTAR DEPILADA? Não. Você não precisa estar com a sua depilação em dia para ir ao seu Ginecologista! Na hora de examinar a região, ele estará atento a muitas outras coisas e a sua depilação não entra nessa lista.