Como saber se o gato foi intoxicado?

Perguntado por: rfogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

No entanto, alguns sinais que são bastante comuns no organismo de animais intoxicados são: vômitos, diarreia (que pode vir acompanhada ou não de sangue), febre, falta de apetite, salivação excessiva, pupilas dilatadas e até mesmo convulsões.

A morte pode acontecer em algumas horas, dependendo do que ele ingeriu ou da dose do remédio dado. Caso identifique esses sintomas, leve imediatamente o seu animal ao médico-veterinário.

1. Carvão ativado. Na maioria dos casos em que a intoxicação acontece via oral, seu veterinário pode recomendar o vômito, ainda mais se tiver alguma relação com plantas. Vomitar ajuda o veneno a sair do corpo do animal sem corromper o sistema digestivo ou atingir a corrente sanguínea.

As principais causas de intoxicação em gatos envolvem a utilização de medicamentos de uso humano e veterinário, além de rodenticidas, domissanitários, pesticidas e produtos empregados em construção, reforma e em automóveis, além do acesso a plantas (MEROLA & DUNAYER, 2006; GRAVE & BOAG, 2010).

Um gato com diarreia pode ficar desidratado rapidamente, e, no meio disso, perde vários nutrientes e sais minerais importantes para o organismo. Nesses casos, o soro caseiro para gato pode ser uma opção válida se o quadro não for muito grave, ajudando a repor o líquido e as substâncias que são perdidas.

Os indícios de intoxicação alimentar dependem do que foi ingerido pelo animal. Entretanto, a maioria dos quadros revelam sinais agudos em um curto espaço de tempo. Os mais comuns são vômito, apatia, diarreia, dor abdominal e até mesmo convulsões. Os sintomas podem piorar, e o animal acaba perdendo o apetite.

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

No entanto, é necessário ter atenção na hora de administrar esse medicamento para os felinos, afinal, um erro pode ser fatal, causando intoxicação e até mesmo levando o animal ao óbito. Sendo assim, jamais dê dipirona para o gato sem a recomendação veterinária.

Tratamento. O tratamento pode ser feito por lavagem gástrica e carvão ativado, a depender do tempo de intoxicação. Além disso, usa-se suporte hemodinâmico e tratamento sintomático para reverter os sintomas.

Além das alterações de comportamento, existem alguns sintomas físicos que são sinais da febre em gatos. Um dos sinais mais aparentes é a vermelhidão no focinho, orelhas e patas. Outro indicativo que também é comum é o focinho seco e quente no lugar da aparência úmida e fria, característica em gatos saudáveis.

Alguns dos medicamentos que podem causar intoxicações em cães e gatos, são:

  • Ácido acetil salicílico (Aspirina)
  • Paracetamol (Tylenol®)
  • Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)
  • Diclofenaco potássico (Cataflam®)
  • Piridium®
  • Ibuprofeno.

Caso você desconfie que o seu cão ou gato mordeu ou engoliu uma planta, leve-o imediatamente ao médico veterinário clínico. “É muito importante que o tutor leve também a planta que o pet mastigou junto. Assim, o médico veterinário poderá fazer o diagnóstico com mais rapidez e precisão” Dr.

Portanto, em caso de mau funcionamento nos membros do gato, ainda que não seja possível ver o machucado, leve o animal para um veterinário. Afinal, o que define a gravidade de uma lesão pode ser não é o tamanho do machucado.

Se seu gato não quer comer e só dorme, pode estar sentindo efeitos da elevação da temperatura. Assim, ele poderá passar a dormir mais horas do que o usual, mas isso não é motivo de preocupação.

Gelo para gatos desidratados
Portanto, um excelente remédio caseiro para gatos desidratados é a raspagem de gelo, que permite ao gato consumir lentamente pequenas quantidades de água e é uma boa opção de como hidratar um gato..

Intoxicação é o aparecimento de sinais e sintomas prejudiciais aos seres humanos ou animais, devido ao contato com substâncias químicas.