Como saber se o gás pode explodir?

Perguntado por: dapolinario . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

Alguns botijões já vêm com defeito de fábrica. Muitas vezes, a rosca de vedação não funciona adequadamente, o que pode ocasionar um vazamento. O problema também pode estar em seu registro. Por isso é importante observar sempre a vida útil dessa peça e fazer as substituições assim que necessárias.

Um dos motivos mais comuns é a presença de ar em seu interior. Quando o gás é utilizado, ocorre uma diminuição da pressão interna do botijão, o que pode resultar na entrada de ar para equalizar a pressão. Esse ar pode gerar um barulho semelhante a assobios, chiados ou até mesmo estalos.

Algumas pessoas acreditam que os botijões de gás instalados em residências podem explodir, o que, de acordo com o Tenente Coronel Helton de Souza Zeferino, comandante do 1° Batalhaõ de Bombeiros MIlitar, é praticamente impossível de acontecer.

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

Quanto tempo demora para o gás de cozinha sair do ambiente? Isso dependerá da ventilação do ambiente. Se for um local bem arejado, em alguns minutos, não haverá nenhum resquício de gás no local. Por outro lado, se for um lugar sem saídas de ar, poderá ser preciso aguardar algumas horas.

O cilindro de gás é desenvolvido com todas as medidas de segurança para não explodir. O que explode é o gás, pois o cilindro possui uma válvula de segurança, de estanho que, se for aquecida, provoca o vazamento de gás. Continue a leitura para entender melhor! O que acontece com o botijão de gás?

Se sentir cheiro de gás em casa, o que devo fazer?

  1. Feche o registro de gás.
  2. Abra todas as janelas e portas para ventilar o ambiente, não acenda qualquer tipo de chama ou faísca.
  3. Não acenda as luzes, nem ligue qualquer aparelho elétrico.
  4. Não utilize aparelhos celulares.

Nunca ligue o interruptor. Se de fato houver um vazamento e grande concentração de gás no ambiente, qualquer fagulha mínima pode provocar uma explosão. Abra portas e janelas para ventilar o ambiente e dissipar o gás. Nunca utilize ventiladores ou qualquer aparelho elétrico.

“Em muitos casos, a pessoa deixa esses aparelhos conectados na tomada por muito tempo, o que pode provocar um incêndio. Por isso é interessante retirá-los quando não estiver usando, principalmente, antes de dormir”, informou.

Com o botijão conectado na válvula aberta, encoste a esponja com espuma na região onde a válvula de gás se encaixa no botijão; Observe se estão aparecendo bolhas ou se a espuma segue sem alterações. Caso você note bolhas, está ocorrendo um vazamento.

Em casos de testes mais simples, você pode optar por passar uma esponja com água com sabão ou detergente e que faça bastante espuma e depositar em cima da base da válvula. Se ocorrer bolhinhas é porque está ocorrendo um vazamento, mas somente esse teste não garante a segurança das instalações.

Muita gente tem esse hábito, mas ele é apenas um mito. Mesmo um botijão cheio de água continuaria com defeito, pois o problema não é a temperatura do equipamento.

A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.

Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão.

Onde Armazenar os Botijões de Gás
Não deverão ficar em compartimentos fechados como armários, gabinetes, vãos de escada, porões, entre outros; Deverão ficar distantes do fogo (no mínimo 80cm);

É muito importante ressaltar que além desses riscos, o gás natural é inflamável e, dentro de sua faixa de explosividade, pode causar grandes explosões, danificando o patrimônio e ferindo pessoas próximas à explosão. O vazamento de gás natural pode rapidamente se tornar um risco explosivo.

O gás com enxofre está dentro do botijão, se tem um vazamento e o consumidor colocar o sabão em barra sobre o vazamento, o gás com enxofre passa pelo sabão e a soda cáustica do sabão reage com o enxofre, o que causa a queima do enxofre, e o cheiro do gás acaba.

A Importância de Desligar o Gás
Desligar o gás quando não está em uso reduz o risco de vazamentos, que podem causar incêndios ou explosões. Além disso, também ajuda a economizar gás, contribuindo para um consumo mais consciente e econômico.

A maneira mais comum de detectar um grande vazamento é pelo cheiro do gás, que pode ser tóxico quando armazenado em locais sem saída de ar.

É difícil especificar a duração de um botijão de 8 kg, principalmente sem saber o seu uso ou tipo de queimador. No entanto, ele duraria, em média, vinte duas horas em uso direto.