Como saber se o gás está aberto ou fechado?

Perguntado por: atorres6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Não é difícil descobrir o posicionamento. Caso o registro esteja na horizontal, significa que o registro está fechado, que não há passagem de gás. Se estiver na vertical, há passagem de gás normal até o fogão.

Primeiro você tem que certificar-se que todas as bocas do fogão estão fechadas, assim como a válvula de passagem de gás, que fica junto ao botijão. Em seguida, a borboleta deve ser desrosqueada no sentido anti-horário.Se não conseguir com as mãos, utilize a manopla.

O uso de gás GLP é seguro e econômico quando utilizado corretamente. Por isso, deixar a válvula do gás pela metade é perigoso. Para garantir a sua segurança utilizando seu botijão de gás, é importante ter um regulador dentro do prazo de validade e fazer o seu uso totalmente aberto.

Caso o registro esteja na horizontal, significa que o registro está fechado, que não há passagem de gás. Se estiver na vertical, há passagem de gás normal até o fogão.

COMO VEDAR BOTIJÃO DE GÁS ABERTO? Não é necessário vedar o botijão P-13, a válvula dele possui um sistema de pressão por mola que veda a passagem de GLP, apenas deve retirar o regulador de pressão e armazená-lo se possível em área ventilada e não confinada.

Sendo um regulador, a válvula controla a passagem de gás. Isso ocorre de forma automática, graças à mudança de pressão. Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança.

Feche o registro que permite a saída de gás do botijão
Afaste todas as pessoas do local. Caso o seu botijão fique dentro de casa — o que é um erro, principalmente se ele estiver próximo ao fogão — o ideal é fechar o registro, retirá-lo do eletrodoméstico e colocá-lo em um lugar arejado.

Coloque a arruela de vedação dentro da rosca interna da mangueira metálica. Verifique se o registro de gás está totalmente fechado. Rosqueie a mangueira metálica no registro de gás com o auxílio das duas chaves de boca. Utilize pasta vedante para auxiliar na vedação.

É utilizada nos reguladores de pressão do gás para fazer a conexão entre o regulador e o botijão de gás, ou na válvula de botijão P-13 na caixa de medidores. Fica localizada estrategicamente na conexão entre o regulador e o botijão visando à agilidade e segurança na troca e remoção de botijões de gás.

Gire o registro no sentido horário para interromper o fornecimento de água à instalação. Você ainda poderá usar a água corrente em outras instalações ou eletrodomésticos no resto da casa. Válvulas antigas ou sujas podem ser difíceis de começar a girar.

O ideal é que o botijão de gás seja instalado em um local arejado, como um quintal, fazendo um pequeno furo na parede para a mangueira. Se não for possível, é bom evitar “esconder” seu botijão de gás, colocando-o em gabinetes ou armários que impossibilitem a ventilação.

O ponto do gás deve ficar a direita do equipamento visto de frente e com acesso para fechamento imediato em caso de vazamento.

Basta ferver um pouco de água e jogar no botijão. O nível de gás coincidirá com a parte em que a parede estiver fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.

Ventile a casa, abra portas e janelas e deixe o gás sair. Em hipótese alguma use ventilador para acelerar esse processo. Lembre-se que o ventilador é objeto eletrônico que em contato com o gás pode causar explosão; Sai do local: Não se permita inalar esse gás.

Sem mexer nos interruptores, abra todas as portas e janelas. Deixe circular o ar. Retire o regulador (popular registro) do gás e ponha do lado de fora de sua casa. Vá para um local aberto com muita ventilação.

Botijão novo: Ao trocar o botijão de gás, é normal escapar um pouco de gás quando o cone-borboleta é pressionado na válvula, isso provoca um chiado que deve desaparecer assim que as peças estiverem corretamente ajustadas.