Como saber se o fusível queimou?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

Eles não têm um prazo de validade, mas sua vida útil acaba quando há sobrecarga de eletricidade e eles se rompem. Neste caso, basta trocar o fusível danificado por um novo. Como saber qual fusível está danificado?

O curto-circuito pode causar incêndios e vários danos aos equipamentos elétricos e justamente por isso que os fusíveis são tão utilizados. Os fusíveis são dispositivos usados para proteção contra sobrecorrente, curto-circuito e sobrecarga de longa duração.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

Curva característica: é a apresentação da relação entre o tempo necessário para a interrupção devido a corrente. Essa curva determina se o fusível é rápido ou retardado, dependendo do tempo de atuação.

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.

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Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado! Abraço!

Este fusível é utilizado por quase todas as industrias automobilísticas para proteção de circuitos eletrônicos e módulos de som que exijam grande potência, e por ter um tamanho maior possui uma melhor dissipação de calor.

Limpar os fusíveis
Para limpar contactos elétricos, como é o caso dos fusíveis, utiliza o WD-40 Specialist Limpa Contactos. Este produto foi especialmente desenvolvido para limpar eficazmente os contactos dos equipamentos elétricos e eletrónicos. Basta agitá-lo e pulverizá-lo a cerca de 15-30 cm da caixa de fusíveis.

Partindo do comportamento elétrico do fusível, podemos dizer que se ele estiver bom, deve apresentar uma baixa resistência, uma resistência praticamente nula, com continuidade para a corrente, enquanto que um fusível queimado ou aberto não deixa passar a corrente, ou seja, tem uma resistência infinita.

Passo a passo para a troca do fusível queimado do carro

  1. Ver no manual do proprietário onde está localizada a caixa de fusível e qual o fusível responsável pelo problema (como farol que não acende).
  2. Abrir a caixa de fusível e procurar o que está queimado. Removê-lo. ...
  3. Colocar o novo no local.

Caso não queira levar até um eletricista, uma das opções é procurar por um possível curto circuito, pois eles são a maior causa de queima de fusíveis. Se o curto não for reparado, o fusível volta a queimar. O correto é não insistir e jamais colocar um fusível diferente – ou de cor diferente.

“É comum encontrarmos componentes do motor de partida desgastados ou com defeito e, em conseqüência disso, o consumo elétrico da moto aumenta, sendo que frequentemente ocorrem danos no relé de partida”, explica Pauletti.

A maioria dos equipamentos é vendida com tensão selecionável (bi-volt), para 110V ou 220V (em geral há uma chave para selecionar a tensão desejada). O normal é as fabricas deixarem configurados o aparelho em 220V, e inclusive o fusível também para 220V.

Os fusíveis retardados são empregados na proteção de motores, devido a corrente de partida girar em torno de três a oito vezes o valor da corrente nominal. Pode ser feito de chumbo ou de cobre recoberto de zinco.

Fique atento para um detalhe: jamais coloque um fusível com amperagem maior que a indicada pelo fabricante do veículo. Em caso de sobrecarga de energia, o componente não se romperá e isso pode provocar superaquecimento da fiação e até mesmo um incêndio.

Podem ser de efeito rápido ou retardado. Os fusíveis de efeito rápido devem ser utilizados onde não ocorre variação considerável de corrente entre a partida e o regime normal de funcionamento, como as cargas resistivas e lâmpadas.