Como saber se o furúnculo está sarando?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A dor desaparece quando a pele que recobre o nódulo rompe espontânea ou cirurgicamente e são eliminados o pus e o tecido necrosado (popularmente conhecido como carnegão). Findo o processo de cicatrização, uma mancha escura aparece no local da infecção.

Em geral, os furúnculos se rompem espontaneamente após alguns dias. Na maioria dos casos, compressas úmidas com água quente, pelo menos 3 vezes por dia, são suficientes para acelerar a drenagem espontânea. Não utilize pomadas para tratar furúnculos por conta própria.

Surge uma lesão endurecida na pele, semelhante a uma espinha, avermelhada, quente e dolorosa que se transforma em um abscesso de pus. Com o tempo, esta lesão amolece e drena o “carnegão” (uma massa de pus misturada com restos de pele). O tamanho do furúnculo varia de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Lave com sabão desinfetante, aplique uma pomada medicinal e um curativo. Limpe a área afetada 2 ou 3 vezes ao dia até que a ferida cicatrize completamente.

Depois de quatro a sete dias, o caroço formado começa a ficar branco, à medida que o pus se acumula sob a pele. Às vezes, eles drenam por conta própria e vão embora sem causar grandes problemas, mas a dor e a aparência podem ser incômodas e constrangedoras.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

Ao passar o tempo, o abcesso vai sendo expulso da pele e assim forma-se uma ponta amarela característica do furúnculo. Os furúnculos costumam ter muito pus ao redor, apresentam dores, coceira, e calor no local afetado, caroços vermelhos e inchados, febre baixa em torno de 37,5º e 38º C, fadiga e mal estar.

Eles podem ou não vazar o pus acumulado, e quando isso acontece é perigoso pois pode desencadear outros processos inflamatórios no organismo. Quando são superficiais, eles podem ser drenados de forma espontânea, sempre para o lado de fora da pele. Quando profundos, podem afetar órgãos ou tecidos internos.

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

Quais as causas do Furúnculo? No geral, a causa do furúnculo são bactérias, principalmente a do tipo Staphylococcus aureus, frequente na pele humana, que invade o corpo quando a barreira de proteção se enfraquece.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

Aplicar compressas quentes no local do furúnculo ajuda a amenizar a dor, além de acelerar a drenagem do pus e sua cura.

O furúnculo pode resolver-se por si próprio sem vir a furo, mas mais frequentemente precisará ser aberto e drenado. Ele também pode drenar espontaneamente dentro de duas semanas. Um ponto amarelo ou branco sobretudo no centro do nódulo pode ser visto quando o furúnculo está pronto para drenar sua carga purulenta .

Outra estratégia consiste em lavar com gel antissético assim o furúnculo comece a drenar, e passar com álcool. Pode ser aplicada uma pomada antibacteriana, posteriormente.

A hidradenite supurativa, também conhecida por hidrosadenite ou acne inversa, é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por nódulos subcutâneos inflamatórios, que, muitas vezes, são equivocadamente diagnosticados como furúnculos ou espinhas grandes.

No Quadro Saúde e Segurança dessa semana, vamos falar sobre o furúnculo, uma ferida que, além de causar muita dor, pode ser bastante perigosa. Causado por uma bactéria que se aloja na pele, se não for tratado corretamente, pode causar uma infecção generalizada se cair na corrente sanguínea.