Como saber se o freio ABS está com problemas?

Perguntado por: umarinho2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Em primeiro lugar, observe o barulho quando você pisa no freio. Se parecer com um som metálico, pode ser um desgaste nas pastilhas. Para resolver o problema, basta trocá-las. Além da luz do abs acesa, verifique também se o pedal do freio está duro ou se o carro puxa para um lado quando você pisa no freio.

O fluído de freio, possui vida útil, tanto em sistemas convencionais, como também quando há o recurso de antitravamento (ABS). A periodicidade de troca é indicada no manual do proprietário, porém também pode-se utilizar como base o período de 2 anos.

A luz do ABS acesa no painel significa que existe um problema com o sistema que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca, e não um defeito com o conjunto de freios do carro. No entanto, não deixe de ir o quanto antes a uma oficina de confiança para averiguar a situação.

A frequência desse sinal é determinada pela rotação da roda fônica (velocidade da roda do veículo). Os sensores ABS, geralmente estão localizados na manga de eixo do veículo (rodas dianteiras) e no eixo (rodas traseiras).

A manutenção do sistema ABS não é nenhum bicho de sete cabeças, sendo parecido com a manutenção dos carros com freios convencionais. Aliás, o antitravamento é apenas um complemento do sistema de freios do carro, sendo assim, se o ABS der problema, a frenagem funciona normalmente, apenas não conta com o auxílio do ABS.

É seguro conduzir com uma luz ABS acesa? Em resumo: sim e não. Enquanto for apenas a luz do ABS que estiver acesa, não será necessário conduzir em direção a casa ou em direção à oficina. Em princípio, o carro não precisa ser estacionado diretamente ao longo da caminhada.

Se você pilotar sentado na terra e desligar o ABS da roda traseira, vai trazer mais problemas do que soluções. Nas motos sem o modo "Off-Road" é ainda mais crítico, pois você está sem o ABS da roda dianteira e, neste caso, a chance de escorregar a frente é enorme.

O aumento na segurança, entretanto, tem um custo que reflete no bolso e preocupa o consumidor de São Carlos (SP). Atualmente, o equipamento é opcional e custa de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil.

Por fim, o ideal é que haja essa substituição do fluido ou óleo de freio a cada 10 mil quilômetros. E, consequentemente, a sangria dentro do mesmo período. Outros dirão que, independentemente da quilometragem rodada, é preciso fazer no mínimo anualmente.

O custo da troca da pastilha fica entre R$ 50 e R$ 200, mas, geralmente, esse não será o valor cobrado.

Inclusive a luz do ABS, que pode acender e apagar intermitentemente, é uma situação comum. Desde o nível de óleo até as pastilhas de freio, tudo deve ser sempre anotado e avaliado se e quando precisam ser substituídos ou reabastecidos.

nesse tipo de situação é olhar na na parte traseira nas lâmpadas traseiras desconectá o soquete das lâmpadas ali para ver se parece defeito às vezes pode ser o que é quando a gente pisa no freio foi um sinal lá para trás para a lâmpada de freio e pode ser que aconteça um contato entre o contato da lâmpada de freio.

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

Para que serve o sensor ABS? A sua principal função é emitir o sinal de velocidade das rodas para a unidade eletrônica do sistema. Isto é, esse sinal ativa as válvulas hidráulicas para receberem o fluido e iniciarem o tratamento mais sutil das rodas. Deste modo, a pressão do freio sobre a roda é controlada.

O sensor abs garante que o travamento dos discos seja feito de forma mais suave. O Anti-lock Braking System — termo que pode ser traduzido como Sistema Antibloqueio de Frenagem — não faz o travamento imediato, o que garante um controle muito melhor para o motorista reduzir a velocidade sem que o veículo derrape.

O Sensor do freio envia o sinal para a UCE, que ao receber essa informação aciona as luzes de freio. Essa informação também é utilizada nos veículos equipados com piloto automático. Quando o condutor tocar no freio, o sensor envia o sinal para a UCE que aciona as luzes de freio e desabilita o piloto automático.

Quando o pedal fica baixo, ou seja, chega a tocar o assoalho, o problema pode ser vazamentos no cilindro mestre, nas tubulações rígidas ou flexíveis, na pinça de freio ou no cilindro de roda. Esses fatores podem baixar o fluido de freio e o pedal.