Como saber se o fio suporta 20 amperes?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Qual é a diferença? A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.

Tomadas Elétricas 20A
É necessário que todas as residências brasileiras tenham esse padrão específico de amperagem, que permita o uso de aparelhos com maior demanda de energia, como geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar roupa, secadoras e fornos elétricos.

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm.

Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5? Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.

Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A potência máxima permitida em 127V é de 1270W (127V*10A), e para 220V a potência máxima permitida é de 2200W (220V*10A).

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

Você certamente reparou que existem tomadas de 10 e 20 amperes, mas talvez não saiba exatamente por que essa diferenciação é importante. Há quem compre um micro-ondas sem notar que a tomada, que possui pinos mais grossos, exige fiação com capacidade para 20 amperes.

Estes disjuntores são utilizados em cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes, instalações elétricas residenciais, tomadas, equipamentos domésticos, chuveiro, entre outros.

Normalmente os modelos com aquecimento requerem tomadas de 20A; os sem aquecimento podem ser conectados a tomadas de 10A.

É comum uma tomada, com 127 volts, fornecer uma corrente de 20 amperes ou mais, dependendo da potencia da rede.

Já os aparelhos com plugues de 2 pinos poderão ser ligados em extensões com 2 ou 3 pinos. E é importante saber que as extensões elétricas comuns podem ser utilizadas em tensões de até 250V~. Ou seja: você pode usar a extensão em tomadas 220V~ ou 127V~.

7.500 watts dividido por 220 volts que nos dá uma corrente de 34. amperes achado então a corrente aí a gente vai para o segundo passo que não pode parar por aí nós vamos lá na tabela 36 da nbs 5410 para conferir qual a bitola do cabo que aguenta essa corrente essa.

Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A.

A extensão elétrica deve ser usada como último recurso, pois o ar condicionado é um equipamento delicado e cheio de componentes eletrônicos. Isso quer dizer que ele precisa de estabilidade na rede elétrica.

Chuveiros elétricos com potência de até 4400 Watts aceita-se a ligação com tomadas de 20 A(amperes). Chuveiros elétricos com potência superior a 4400 Watts deve-se utilizar a ligação com conectores específicos.

Até 1000 w a tomada de 10 ampères é indicada como uso normal em uma residência.

O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.