Como saber se o financiamento foi aprovado?

Perguntado por: tgentil8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Para saber se o financiamento foi aprovado, basta solicitar a carta de crédito aprovada ao gerente do banco ao qual você fez a consulta, ou solicitar ao correspondente bancário (empresa especializada em analise de crédito) para emitir a carta aprovada.

Renda insuficiente
Sendo assim, se o percentual da sua renda não for suficiente para cobrir o valor das parcelas, o financiamento será reprovado automaticamente.

O banco analisa as garantias oferecidas na hora do empréstimo. Assim, quanto maior for a quantidade e a qualidade das garantias disponibilizadas, o risco de a instituição recobrar os recursos emprestados aumenta, caso o solicitante não honre suas obrigações. As garantias podem ser pessoais e/ou reais.

Isso acontece quando o sistema do banco, onde os dados são analisados, encontra alguma divergência de informação ou fica em 'dúvida' sobre aprovar ou não o crédito. Se for o seu caso, o pedido de financiamento irá para uma análise mais aprofundada. A partir daí, a resposta dos bancos leva até 3 horas úteis.

É uma previsão de crédito onde as condições do proponente já satisfazem parte das exigências do banco porém somente com a análise total de toda documentação podemos afirmar com 100% de certeza que vc irá financiar a compra do seu imóvel.

O que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa? Em geral, existem diversos fatores que podem reprovar um financiamento imobiliário na Caixa. Porém, o principal motivo para reprovação do financiamento na Caixa é o “nome sujo”, ou seja, CPF negativado.

Estando tudo ok nós fazemos a sua aprovação em média de 24 horas e se ainda estiver pendente alguma documentação ou tiver alguma situação específica, não se preocupe, nosso setor de relacionamento entrará em contato e te ajudará a ficar apto para aprovação com a CAIXA.

Pois, existem alguns fatores para a instituição financeira ter recusado a solicitação ao crédito. Entre os motivos estão: restrição ao crédito, renda não é compatível, score baixo, problema jurídico com imóvel, entre outros.

O que pode estar impedindo a contratação é o fato do cliente ser um mau pagador. O nome pode estar limpo, mas pagamentos realizados em atraso impossibilitam a obtenção de crédito ou financiamentos, visto que o prazo para que o nome vá para os órgãos de proteção ao crédito é de 30 a 40 dias.

Consumidores negativados podem ter sua solicitação negada na hora de solicitar um financiamento de automóvel. Isso porque, para o mercado de crédito, a negativação indica que o solicitante deixou de honrar com algum compromisso financeiro e, por isso, não é um bom pagador.

Em que momento da negociação o banco aprova a liberação de recursos? Em geral, o banco libera os recursos ao vendedor depois de o contrato de financiamento com o banco ter sido assinado entre as partes (vendedor, comprador e instituição bancária).

O critério utilizado para determinar o valor máximo que poderá ser financiado é a regra dos 30%, ou seja, o valor da prestação não deve comprometer mais do que 30% da renda familiar mensal. Caso contrário, o banco não realizará seu financiamento.

Após o registro do contrato, o documento deve ser encaminhado ao banco. É feita uma última análise, então o dinheiro é liberado para pagamento do vendedor. Em geral, isso demora até cinco dias úteis depois da entrega do contrato registrado.

Portanto, no financiamento imobiliário, a pontuação do score para conseguir o crédito é de no mínimo de 700 pontos. E como faz para saber a pontuação do score? A consulta da pontuação do Score é gratuita.

Porém é fato que, quanto maior o Score, maior a chance de ter um financiamento aprovado. A partir de 700 pontos, pode-se considerar uma pontuação boa. Os fatores que podem influenciar a pontuação são, principalmente, a situação do CPF e o histórico de pagamentos.

financeiras que fazem empréstimo para score baixo

  • Empréstimo online Bom Pra Crédito.
  • Empréstimo com garantia de celular Finanzero.
  • Empréstimo pessoal Serasa eCred.
  • Empréstimo pessoal Crefisa.
  • Empréstimo com garantia de veículo BMG.

Com a finalidade de evitar a inadimplência e, até mesmo, oferecer taxas menores para quem tem um bom histórico de pagamentos, as instituições financeiras fazem a análise de crédito antes de conceder um empréstimo.

Vale ressaltar que os bancos podem consultar as suas informações em qualquer birô de crédito que tenham vínculo. Portanto, eles podem fazer a consulta no Serasa, Quod, no Boa Vista e SPC, mas é mais comum que essa consulta seja feita em apenas um birô.

E essa pontuação se reflete diretamente no relacionamento do cliente com a instituição financeira, explica o economista e professor do Ibmec, Gilberto Braga. — O score é dividido em três níveis: baixo risco, que vai de 700 a mil pontos; médio risco, de 300 a 699 pontos; e alto risco, que vai de zero a 299.

Essa consulta começa pelos requisitos exigidos. Ou seja, os bancos analisam se você tem renda suficiente, se está tudo certo com seus documentos e comprovam outras informações que você forneceu, como bens, imóveis, etc. Posteriormente, a avaliação é feita a respeito do cartão de crédito que você solicitou.

Além do “nome sujo”, problemas com a Receita Federal e o INSS também podem levar a pessoa a ser recusada no financiamento da Caixa. Atraso na declaração de Imposto de Renda (IR) e dívidas de pagamento do Seguro Social são exemplos que resultam na não aprovação.