Como saber se o filtro de linha aguenta?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Nos filtros de linha, a capacidade de joules suportada pelo produto permite saber quanta carga de proteção ele oferece. Ou seja, até que carga ele suporta antes de parar de funcionar. Em linhas gerais, quanto mais joules, melhor o filtro de linha e maior será sua longevidade de uso.

ATENÇÃO: por possuir dispositivo de interrupção (fusível) não pode ser utilizado em equipamentos que possuam motores e/ou resistências (Forno de microndas, furadeiras, secadores de cabelo, pranchas de cabelo, etc…), ou ainda voltagem de trabalho seja superior á potência máxima especificada para o filtro.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Os circuitos internos de um filtro de linha são composto de um fusível, alguns capacitores, indutores e varistores. Uma das funções deste circuito e evitar que uma alta corrente elétrica chegue aos equipamentos, queimando o fusível antes que isso ocorra.

É muito importante lembrar que os filtros têm uma vida útil, que pode variar de 3 a 12 meses. Entretanto, o tempo médio indicado na maioria dos modelos é de apenas 6 meses. Alguns aparelhos contam com um sinal luminoso que acende quando chega a hora de trocar o filtro.

O filtro de linha serve para aumentar o número de tomadas disponíveis, além de evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos eletrônicos. Assim, é possível conectar uma série de dispositivos à luz, como impressora, videogame, TVs e outros tipos de aparelhos próximos.

Quais equipamentos podem ser ligados em um filtro de linha? O filtro de linha oferece várias tomadas, facilitando o uso de diversos equipamentos como notebook, smart TV, video game, geladeira, fogão, microondas, smartphone e muitos outros.

O filtro de linha é ideal para realizar a proteção de pequenos equipamentos, como: carregadores de celular e notebook, roteadores, ventiladores… Mas, ele não é recomendado para equipamentos de grande porte ou que “puxam” muita energia, como: impressoras, secadores de cabelo, geladeiras, entre outros.

Sim, é a medida mais segura desde que respeitada a capacidade do filtro e da tomada onde ele está conectado, ou seja, 10 A. Em outras palavras, a soma das correntes dos equipamentos ligados nas cinco tomadas não pode exceder esse valor.

Em primeiro lugar, o filtro de linha serve para proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos. Afinal, a segurança e economia tem andado cada vez mais próximos nos lares brasileiros. Assim sendo, em caso de imprevistos ou falhas na rede elétrica, os aparelhos nela conectados podem ser danificados.

O nobreak e o filtro de linha são equipamentos que podem ser utilizados em dispositivos como o roteador wifi. Porém, eles são produtos de suporte à segurança da informação, que também deve agregar o backup e a análise de redes para assegurar os dados empresariais e garantir a escalabilidade do seu negócio.

Equipamentos que NÃO devem ser usados com filtro de linha
Pequenos “consumistas”: alguns aparelhos menores também consomem muita energia, esse é o caso de boa parte dos que são utilizados na cozinha, alguns exemplos são: liquidificador, airfryer, cafeteira e torradeira.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Como escolher um filtro de linha
Nos filtros de linha, a capacidade de joules suportada pelo produto permite saber quanta carga de proteção ele oferece. Ou seja, até que carga ele suporta antes de parar de funcionar. Em linhas gerais, quanto mais joules, melhor o filtro de linha e maior será sua longevidade de uso.

Desvantagens do Filtro: • Sem proteção para a contaminação gerada pela bomba. O aumento repentino do fluxo da linha de retorno pode reduzir o desempenho do filtro. Sem proteção direta do componente • Custo relativo inicial alto.

Isso é possível porque a maioria dos filtros de linha possui um disjuntor (ou fusível) responsável por desligar a alimentação elétrica, caso a corrente total exigida pelo equipamento seja maior do que a corrente rotulada.

Aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam em caso de sobrecarga de energia e curto circuito. Por isso, os filtros de linha são mais indicados para ligar aparelhos com alta potência, como forno elétrico, secadora de roupa ou aspirador de pó, por exemplo.