Como saber se o feto está com restrição de crescimento?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Para o diagnóstico são utilizados o peso fetal, a circunferência abdominal e o estudo Dopplervelocimétrico, divididos em critérios maiores e menores. Esta classificação é capaz de orientar quanto ao tipo de acompanhamento pré-natal, momento do parto e local de recepção desse recém-nascido.

Como Saber se o Peso do Feto Está Normal? Somente um médico especializado em ultrassonografia pode averiguar e constatar através das medidas do feto e das imagens captadas durante o exame se o peso do feto está dentro do esperado para a idade gestacional.

O feto pode ter um emagrecimento devido a algum problema com a placenta (insuficiência placentária), conseqüência de uma doença da mãe, como infecções, tabagismo ou uso de drogas.

Os bebês que estão abaixo do percentil 10 são bebês chamados pequenos para a idade gestacional, enquanto que os que estão acima do percentil 90 são considerados grandes para a idade gestacional.

Cair um número no percentil é BEM NORMAL, principalmente naquela fase após o primeiro aniversário, quando o apetite diminui. Pode acontecer também em períodos de doença. Como por exemplo o bebê que apresentou dias de diarreias e baixa ingesta alimentar, mas que após esse período, haverá recuperação.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

Exceto em casos de doenças da gravidez, como na pré-eclâmpsia, onde há um acúmulo acima do normal de líquidos. A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre.

Essa condição pode ocorrer como resultado de alguns problemas de saúde da mãe, tais como: diabetes avançado; hipertensão arterial ou pressão alta; infecções como rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e sífilis; desnutrição; fumar, beber álcool ou abusar de drogas.

Alguns consideram percentil (escala utilizada para calcular o peso do bebê) abaixo de 10, enquanto outros levam em conta peso e/ou comprimento inferior a dois desvios padrão (DP) da média populacional. Em determinados casos, o problema pode trazer sérias consequências para a vida da criança.

Qual a margem de erro para o peso do bebê? Em cerca de 80% dos casos a margem de erro esperada é de até 10%. Ou seja, na maioria das vezes o erro será de até 10% do peso estimado para mais ou para menos. Entretanto é importante ressaltar que em algumas situações esta margem de erro pode chegar até 30% ou mais.

“Bebês abaixo do percentil 10 são ditos pequenos para a idade gestacional (PIG, na sigla médica), enquanto os maiores de 90, grandes”, afirma Piassi. Quando a criança está abaixo da curva, o obstetra deve investigar os motivos, com a ajuda de exames complementares.

Apostar em alimentos ricos em cálcio, proteínas, vitaminas, ferro, e outros nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento é o primeiro passo. E jamais introduza uma dieta rica em gordura! As carnes são muitos importantes para garantir o ganho de peso saudável, e são ricas em ferro.

Situar-se abaixo do percentil 3 significa que apenas 3% das crianças saudáveis tem essa altura, aumentando, portanto, a probabilidade de se tratar de uma situação patológica.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

O bebê inicia esse período com aproximadamente 18 centímetros e 310 gramas, encerrando o mês lunar com cerca de cinco centímetros a mais, e 540 gramas.

Não existe uma regra absoluta sobre quantos quilos é normal engordar na gravidez, pois cada mulher, assim como cada gravidez, é única. A mesma mãe pode inclusive ter variações diferentes no ganho de massa em cada gravidez.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.

No período de maior crescimento fetal, os bebês ganham, em média, entre 150g e 200g de peso a cada semana. É importante ter em mente que, desde a concepção, o ritmo de crescimento depende de vários fatores.