Como saber se o feto está abaixo do peso?

Perguntado por: opereira2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Como Saber se o Peso do Feto Está Normal? Somente um médico especializado em ultrassonografia pode averiguar e constatar através das medidas do feto e das imagens captadas durante o exame se o peso do feto está dentro do esperado para a idade gestacional.

O feto é diagnosticado como PIG (pequeno para a idade gestacional), quando seu peso se encontra menor ou igual ao percentil 10% para sua idade gestacional. Desses fetos, cerca de 70% são fetos pequenos constitucionais, e não apresentam risco de aumento da morbimortalidade perinatal.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

O peso abaixo do percentil 10 para a idade ges- tacional é considerado anormal, caracterizando RCIU. Além disso, um peso inferior a 2.500g, mesmo quando adequado para idade gestacional também é considerado fator de risco para com- plicações neonatais.

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

O sofrimento fetal é caracterizado pela falta de oxigênio para o feto. Se ocorrer de forma abrupta, ele é considerado agudo – os motivos vão desde dificuldade da passagem do sangue da placenta para o bebê até sangramento materno ou alterações no cordão umbilical.

Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).

Exceto em casos de doenças da gravidez, como na pré-eclâmpsia, onde há um acúmulo acima do normal de líquidos. A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre.

Os órgãos fetais continuam amadurecendo e as unhas e cabelos continuam crescendo. O bebê dorme até 90% do tempo. O peso situa-se em média entre 1,8 e 2 kg e a estatura em média entre 41 e 42 cm.

Mas como o médico sabe que o bebê está crescendo de maneira adequada? Claro, é muito importante avaliar todos os aspectos do desenvolvimento do bebê durante os exames de pré-natal. Para avaliar o crescimento do bebê seu médico irá usar a medida de ossos longos, em particular o fêmur.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

O peso do bebê esta semana é de cerca de 2,9 kg. No útero, o bebê costuma seguir uma rotina, assim como fora após o nascimento.

O feto pode ter um emagrecimento devido a algum problema com a placenta (insuficiência placentária), conseqüência de uma doença da mãe, como infecções, tabagismo ou uso de drogas.

É normal ganhar um quilo por mês.
Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

É importante fazer refeições regulares e em quantidades menores para evitar a azia e o refluxo. Viagens longas, principalmente de avião, devem ser evitadas. O ideal é que você siga à risca as recomendações do seu obstetra para que a chegada do seu bebê seja segura e tranquila.