Como saber se o ferro do corpo está baixo?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 7 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Além desse cansaço, a pessoa pode ficar irritada com mais facilidade, ter muito sono e até desanimada. Vale salientar também que caso você fique sem ar ou com cansaço ao realizar atividades cotidianas, como subir escadas e caminhar, é bom ficar atento ao nível baixo de ferro no sangue.

Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema.

Resultados entre 65 mcg/dL e 175 mcg/dL para homens e entre 50 mcg/dL e 170 mcg/dL para mulheres estão dentro da faixa normal. Resultados acima de 175 mcg/dL para homens e de 170 mcg/dL para mulheres indicam ferro alto e também devem ser acompanhados por um médico.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

A solução é Vitamina C. Esta vitamina promove a absorção de ferro no intestino. Um copo de Sumo de laranja Vai ajudá-lo a fazer um melhor uso do ferro proveniente do seu pão de cereais integrais ou aveia.

damasco

As frutas secas são especialmente ricas em ferro, como o damasco (2,7 mg/100 g) ou a ameixa seca (0,90 mg/100g). O caqui também se destaca por sua quantidade de ferro. Esta deliciosa fruta contém 2,5 mg de ferro a cada 100 g. Além disso, tem muita vitamina C, que favorece a absorção desta mineral.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

Alimentos ricos em cálcio (leite, iogurte, queijo, requeijão, sorvete cremoso, flans, pudim e musses) e em oxalatos de cálcio (espinafre, beterraba e brócolis) diminuem a absorção de ferro e devem ser evitados na mesma refeição que os alimentos ricos em ferro.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

O exame para detectar o índice de ferro é feito por meio da coleta de sangue, ou seja, com um frasquinho o médico consegue detectar como está o nível da substância e se existe alguma deficiência ou excesso. Sendo recomendado no período da manhã devido às variações circadianas.

O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.

Muita gente diz que ferritina baixa é sinônimo de anemia por deficiência de ferro, mas isso não é exatamente verdade. Se não tratada, a tendência de um exame de ferritina baixa é acabar se tornando uma anemia, pois ela pode indicar o início de uma depleção de ferro no organismo.

Quando a ferritina está baixa é porque existe a deficiência de ferro, e a existência de doenças como a anemia ferropriva e hipotireoidismo. Ela pode causar palidez, cansaço, fadiga, apatia, palpitações e taquicardia. É preciso uma dieta rica em ferro, assim como medicações para o repor no organismo.