Como saber se o exame preventivo está normal?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Um bom laudo precisa: Dizer que a amostra enviada foi satisfatória para avaliação pelo patologista. Se o resultado vier apontando uma amostra insatisfatória, a coleta de material deve ser refeita pelo ginecologista.

Diante de um preventivo alterado, o ginecologista irá avaliar a necessidade do encaminhamento para o exame de colposcopia. Muitos acham que o preventivo serve para “ver” se há corrimento. Isto não é verdade, é um grande engano. O preventivo serve para rastrear as lesões causadas pelo HPV.

Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade
Essa categoria significa que não foram encontradas sinais de câncer, pré-câncer ou outras anormalidades significativas.

A presença dos epitélios escamoso, glandular e metaplásico, ou seja, células metaplásicas no exame de Papanicolau, configura-se como indicativo de boa qualidade da coleta citológica, visto que as mesmas são as responsáveis pela quase totalidade da origem dos cânceres de colo de útero (LESSA et al.,2012).

Quais doenças o exame Papanicolau pode diagnosticar?

  • Alterações causadas pelo HPV;
  • Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas;
  • Infecções vaginais;
  • Inflamações vaginais;
  • Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)

Esses são os exames mais indicados para o diagnóstico de HPV nas mulheres, fazendo parte do check-up anual feminina. No papanicolau é colhida uma pequena amostra das células do colo do útero. Depois, o material passa pela colposcopia, em que é colocado um contraste cuja reação pode indicar a presença do vírus.

Alterações inflamatórias - Introdução. CONCEITO: Conjunto de fenômenos bioquímicos, morfológicos e fisiológicos, sucessivos, ativos e complexos, pelos quais se exterioriza a reação vascular e tissular dos tecidos vivos a qualquer agressão.

O que é Preventivo? O exame preventivo é popularmente conhecido como exame Papanicolau, uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método. É um exame que deve ser realizado por todas as mulheres anualmente, como parte dos exames de rotina para mulheres.

Câncer de colo de útero
A colposcopia permite examinar o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, que se assemelha a um binóculo com lentes de aumento. Ele produz uma imagem ampliada, entre 10 a 40 vezes, que possibilita que o médico identifique lesões imperceptíveis a olho nu.

6- O que é iodo positivo na colposcopia? Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficial ser constituída por células planas parecidas com escamas. É classificado em: Epitélio escamoso simples; Epitélio escamoso estratificado.

Significa “alterações celulares de significado indeterminado, não se podendo excluir lesão de alto grau”. Sua incidência para câncer varia de 1,3 a 3%. A conduta, diante deste achado citológico é colposcopia .

O resultado pode ser anormal quando são encontradas células estranhas no colo do útero. O principal foco é observar as lesões causadas pelo HPV, essas células podem se tornar câncer, caso não sejam tratadas. Não são em todos os casos anormais que há necessidade de realizar algum tipo de tratamento.

Uma amostra satisfatória é aquela que apresenta células em quantidade suficiente, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua visualização permita uma conclusão diagnóstica.

Consiste na multiplicação anormal, descontrolada, rápida e agressiva das células, que têm a capacidade de invadir outros órgãos e tecidos além da origem. A disseminação do tumor maligno ocorre pela entrada das células na corrente sanguínea e vasos linfáticos do organismo.

Diante desse diagnóstico citológico, a mulher deve ser encaminhada para uma colposcopia.

adjectivo. 1. Que está coberto de escamas.

"Epitélios escamoso e glandular" é um achado normal do Papanicolaou. Não é uma infecção sexualmente transmissível. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis. Converse com o seu médico.

Bacilos e cocos são bactérias NORMAIS e existentes na flora vaginal. Não precisa fazer nada! Se coletou seu preventivo, deve voltar em consulta para conversar e se informar com o seu médico. Tem outros dados importantes do exame preventivo que devem ser avaliados pelo profissional.