Como saber se o exame de tireoide está alterado?

Perguntado por: laraujo9 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Inchaço na região do pescoço; Agitação, nervosismo e ansiedade; Fraqueza muscular. Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

Após o exame o resultado deve ser analisado de acordo com a idade e ser avaliado com cautela em situações especiais, como tratamento com hormônios da tireoide e doenças associadas. Para adultos saudáveis o valor geralmente está entre 0.7 a 1.8 ng/dl.

Se o TSH estiver alto, a tireoide do paciente começa a funcionar de maneira lenta devido à falta dos hormônios do metabolismo, podendo causar, entre outros problemas, o excesso de peso devido ao acúmulo de líquidos.

Em relação aos níveis de TSH, os valores normais variam de 0,4 até 4,5 mU/L. Quando o nível é alto, é sinal que a hipófise está trabalhando em excesso para estimular a tireoide. Se a resposta de T4 e T3 for insuficiente, teremos o hipotireoidismo.

O que significa quando TSH está alto? Em geral, variações que deixam o nível de TSH alto no sangue podem ser indicativos de disfunção na tireoide. Sendo assim, se a glândula estiver produzindo menos hormônios T3 e T4 do que deveria, a hipófise recebe uma mensagem para elevar as taxas de TSH.

O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

Para saber se a tireoide está regular, é necessário realizar exames de sangue que são capazes de medir os níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio da tireoide (T4).

TSH – Hormônio Tireoestimulante - R$18,00 - Labi Exames.

Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.

Sintomas de T4 livre baixo
Quando há baixa produção de T4L, o paciente apresenta indisposição, fadiga, diminuição da concentração, sonolência, constipação, também pode ocorrer ganho de peso e inchaço.

E o que o TSH baixo pode indicar? Em contrapartida, quando o TSH está em níveis baixos, temos um estado nomeado de hipertireoidismo, ou seja, a tireoide começa a produzir descontroladamente os hormônios T3 e T4 e, com isso, a hipófise não vê necessidade de liberar TSH.

A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.

A secreção aumentada dos hormônios tireoidianos provoca o hipertiroidismo. Com a evolução da doença, há um aumento na tireoide, que pode estar associado a vários outros sintomas e sinais, como hiperatividade, irritabilidade, insônia, ansiedade, entre outros.