Como saber se o exame de hormônio está normal?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Para verificar se há algum problema hormonal, é necessário que seja feito um exame de sangue. Isso porque, é apenas com a medição dos níveis hormonais presentes na circulação sanguínea, é possível identificar eventuais alterações em suas dosagens.

Valores acima de 25 mUI/mL: medidos em duas ocasiões, em intervalo de 4 semanas, sugerem o diagnóstico de falência ovariana prematura. Valores acima de 25 a 30 mUI/mL são indicativos de menopausa. Na avaliação laboratorial da reserva ovariana, valores menores que 10 mUI/mL sugerem reserva ovariana normal.

na fase folicular, que vai do primeiro ao 12º dia do ciclo menstrual, entre 2,8 até 12 mUI/ML; na fase de pico ovulatório, por volta do 14º dia do ciclo menstrual, entre 12 e 25 mUI/ML; na fase lútea, que vai do 16º dia até a próxima menstruação, deve ir de 1,2 a 12 mUI/ML.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  1. Dificuldade para dormir;
  2. Facilidade para acordar no meio da noite;
  3. Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  4. Diminuição da massa magra;
  5. Mais flacidez na pele;
  6. Ganho de gordura;
  7. Menos energia para as atividades cotidianas.

Hemograma é o nome do exame que possibilita mensurar e analisar a taxa hormonal no organismo. Por meio de uma amostra de sangue, é feito o exame de dosagem hormonal para diagnosticar eventuais anomalias na produção de determinados hormônios que vamos conferir no tópico a seguir.

O excesso hormonal pode ocorrer em virtude de causas endógenas, distúrbios de produção glandular em que os hormônios são produzidos em excesso pelo organismo, ou por causas exógenas, relacionadas ao uso indevido de medicamentos ou reposições hormonais em doses inadequadas.

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso. Além disso, sabe-se que a alteração hormonal provocada pela menstruação aumenta a ansiedade, a irritação e o risco de ter depressão.

Valores de referência: T3T: 80 ng/dL- 180 ng/dL; TSH: 0,4 ng/dL- 4,5 ng/dL; T4L: 0,7 nd/dL – 1,8 nd/dL.

Um nível de FSH “normal” para uma mulher que espera engravidar é tipicamente abaixo de 10mIU / ml. Como já vimos, o nível de FSH que seu corpo produz está ligado diretamente com sua reserva ovariana (a qualidade e quantidade de seus ovos restantes).

Qual a taxa de hormônio ideal para engravidar? Quando a mulher possui uma taxa de HAM> 4,0 ng/mL, significa que ela tem níveis adequados do hormônio e, consequentemente, maiores chances de engravidar.

Estar com o FSH alto, geralmente, significa que os ovários e os testículos não estão respondendo da forma adequada ao estímulo hormonal devido a problemas locais. Dessa maneira, a hipófise reage com o aumento da produção de FSH para tentar aumentar o estímulo.

consulta esse exame sai pelo valor de R$103.

Entre eles estão a fadiga, perda de peso e falta de apetite. Outro uso comum do exame FSH é a investigação de casos de puberdade precoce.

A presença das concentrações de FSH baixo no organismo da mulher pode acarretar em alterações importantes de sua função reprodutiva e pode ocasionar falhas na fase ovulatória do ciclo, durante a maturação dos óvulos, por exemplo.

Atualmente, as pílulas utilizadas são chamadas de baixa dosagem por apresentarem uma dose de etinil-estradiol menor que 50 mcg. Até o presente momento a pílula contendo 15 mcg de etinil-estradiol é a pílula que temos disponível com a menor dosagem hormonal.

Quais são os resultados possíveis para o exame Estradiol, Soro? Em homens, os valores normais estão entre 11 pg/mL e 44 pg/mL. Em mulheres, os valores devem estar de acordo com o período do ciclo menstrual, que podem ser consultados na tabela abaixo. Resultados alterados devem ser acompanhados por um médico.

A American Urological Association utiliza 300 ng / dL como seu ponto de corte para o diagnóstico de baixos níveis de testosterona.