Como saber se o estabilizador e bivolt?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Se no seui estabilzador estiver dizendo 115-220V e não tiver nenhuma chave para mudar a tensão, é porque ele é bivolt. Ou seja, você poderá ligar ele sem se preocupar. Caso ele tenha alguma chavezinha onde tem 110V e quando você mexe, aparece 220V; terás que colocar esta chave na mesma tensão da sua casa.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

PH. Bom na parte de trás do estabilizador tem um selo indicando a entrada e saída da voltagem. Se a saída estiver para 115 e o computador para 220, ele não vai ligar corretamente! Se a saída estiver para 220 e o computador para 115, a fonte vai queimar!

Como funciona
No momento em que há um aumento da tensão na rede, os estabilizadores devem agir e regular a voltagem sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem.

Em quedas muito bruscas de energia, o estabilizador de energia é responsável por aumentar a tensão da rede elétrica, evitando que os dispositivos desliguem. Em contrapartida, quando há um pico de energia muito alto, o aparelho é capaz de regular a voltagem para evitar que os eletrônicos queimem.

220V

Em alguns casos pode ser utilizado para converter a tensão de entrada de 220V para alimentar equipamentos em 115V, que é a tensão padronizada de saída dos estabilizadores e “nobreaks”.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário. eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Nas informações técnicas dos produtos estava correta que a tensão de operação era 127 V. Desta forma o produto que compraste está absolutamente adequado à rede elétrica que tens disponível. E se viajares para algum lugar onde de fato a tensão é 110 V, ainda assim o podes usar.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Não tem problema pois os ¨110V¨ são nominais, na verdade o valor oscila entre ~105V até ~127V os aparelhos são projetados para suportar isso.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Multiplique o valor do consumo ou potência em Watts por 1,52 (quando o fator de potência for 0,64, então 1/0, 64 = 1,52) para obter o resultado em Volt-Ampère. Faça o mesmo para cada um dos aparelhos a serem ligados ao Estabilizador e some as potências para conseguir o total em VA.

Os modelos mono 115V aceitam tensões de 110V, 115V, 127V ou qualquer outra dentro da faixa especificada na tabela de características técnicas deste manual. Os modelos bivolt aceitam qualquer tensão fornecida em instalações residenciais 110V, 115V, 127V, 220V ou qualquer valor dentro da faixa especificada.

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.

Não recomendo estabilizador para qualquer coisa, ligue direto na tomada que é melhor, ou então, arrume um filtro de linha.

Melhores Estabilizadores para Celular de 2022 – Qual Escolher?

  • 1º – DJI Osno Mobile 3 Combo. ...
  • 2º – Gimbal H4 3 Eixos. ...
  • 3º – Zhiyun Smooth 4 (Smartphone) ...
  • 4º – Moza Mini-S Portátil Dobrável. ...
  • 5º – Zhiyun Smooth-X Dobrável. ...
  • 6º – Gimbal Isteady X Hohem 3 Eixos. ...
  • 7º – Gimbal Mini Feiyutech Vlog Pocket. ...
  • 8º – Ulanzi Estabilizador de mão.