Como saber se o engajamento é bom?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Existe um consenso no mercado de marketing digital de que uma taxa de engajamento geral entre 1 e 5% é considerada boa.

Então, ao calcular a sua taxa de engajamento real, faça a conta do número de interações divido pelo alcance, e não pelo número de seguidores. Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance.

Mesmo com essa variação de página para página, é considerada BOA a taxa de engajamento no Instagram que esteja entre 1% e 5%, de acordo com o Iconosquare.

Um jeito bastante comum de determinar o engajamento de um post é, primeiro, somar o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos). Depois basta dividir o resultado pela quantidade de seguidores, e então multiplicar por 100 para obter o valor em percentual.

É possível verificar o engajamento no Instagram com a plataforma de análise de dados HypeAuditor. O site permite que produtores de conteúdo e influenciadores calculem a taxa de engajamento da audiência com as publicações na rede social.

Os melhores horários para postar no Instagram são: segunda-feira às 11h; terças e quartas-feiras das 10h às 14h; e quintas e sextas-feiras das 10h ao meio-dia.

Segundo um levantamento feito pela mLabs (fevereiro, 2018), a média de visualizações dos Stories de perfis com até 10 mil seguidores é de 2,5%. Ou seja, em média, 2,5% dos seus seguidores irão ver sua história e esse é um número muito relevante!

O engajamento é mensurável. Ou seja, é possível quantificar as interações que acontecem com o conteúdo por meio de métricas. As diferentes plataformas e redes sociais oferecem números e gráficos que permitem às marcas e pessoas analisarem e mensurarem esses dados.

Se tratando das mídias sociais, a queda de engajamento se deve ao aumento de usuários e do conteúdo diário, em que fica impossível a pessoa visualizar tudo que é produzido e divulgado.

AVALIE O ENGAJAMENTO
Compare o número de seguidores com o número de curtidas, salvamentos, compartilhamentos e o número de comentários. Contas do Instagram com muitos seguidores e taxas de engajamento muito abaixo do normal provavelmente têm um monte de seguidores falsos.

U$ 125 a cada 50 mil visualizações; U$ 250 a cada 100 mil visualizações; US$ 375 a cada 150 mil visualizações; US$ 500 a cada 200 mil visualizações.

De acordo com os parâmetros divulgados pela plataforma, somente os vídeos com ao menos 50 mil visualizações são remunerados. Os criadores que participarem do programa devem receber conforme esta tabela: a cada 50 mil visualizações: US$ 125. a cada 100 mil visualizações: US$ 250.

De acordo com um levantamento feito pelo site Metrópoles, os grandes influenciadores costumam fazer contratos de, no mínimo, 6 meses. Mas uma sequência de story (3 vídeos, cada um com 15s) custa de R$3.500 a R$100.000, dependendo do engajamento, número de seguidores e poder de influência do artista.

O Instagram Insights também permite que você avalie conteúdos individualmente, para descobrir como foi o desempenho de cada publicação. Para isso, basta tocar em qualquer post e selecionar a opção Ver informações, logo abaixo da foto ou vídeo.

De maneira geral, o melhor horário para postar no Instagram é entre 14h e 15h. Outra informação interessante que os dados trazem é que posts às 5h de terça a sexta-feira geram bastante engajamento. Isso acontece porque as pessoas checam seus smartphones e redes sociais logo que acordam.

Uma boa forma de mensurar o engajamento do influenciador é fazendo uma conta simples: dividir o número de curtidas e comentários pelo número de seguidores.

Comprar seguidores, usar automação e hashtags banidas são exemplos de como utilizar a rede social de forma errônea e que pode acarretar a diminuição do alcance e do engajamento”, explica Rejane.

O principal erro que prejudica o engajamento nas redes sociais é não responder os comentários de uma postagem. Para uma empresa, é crucial incentivar que os usuários comentem nos seus posts. E a melhor forma de fazer isso é respondendo os comentários.

Utilize os stories
Além de potencializar a audiência, o recurso ainda traz uma série de ferramentas que contribuem para o aumento da visibilidade do perfil e estimulam o engajamento. É possível fazer enquetes, utilizar hashtags ou figurinhas e outras ações que ajudam a tornar os conteúdos mais interessantes.

Abra o Instagram; Em seguida, toque em sua imagem de avatar, no canto inferior direito da tela (que dá acesso ao seu perfil); Depois disso, clique na lista de pessoas que você segue; Logo após, toque na mensagem Com quem teve menos interações para que uma lista de perfis seja mostrada.

Leia mais:

  • Abra o Instagram e mude para a aba de perfil. Depois, dê um toque em “Seguindo”.
  • No topo da tela, aparecerão duas categorias: “Com quem teve menos interações” e “Mais mostrados no feed”. Acesse aquela que você quer explorar.
  • Pronto!