Como saber se o embrião foi implantado no útero?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Desta forma, o sintoma mais comum da nidação é um pequeno sangramento. Isto ocorre pois o útero que foi preparado pelos hormônios femininos para receber o embrião está muito irrigado. Assim, quando o embrião se fixa no endométrio, alguns vasos sanguíneos podem se romper, gerando a perda de sangue.

Os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação aparecem de forma variada. Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais.

Em geral, o embrião se implanta no útero de 6 a 10 dias após a concepção. Também sabemos que devemos prestar atenção em alguns possíveis sinais iniciais da gravidez, como sangramento leve, seios doloridos e cansaço.

Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

A implantação do embrião, conhecida na medicina como nidação, ocorre quando ele se fixa na parede uterina1. Todo o processo de deslocamento das trompas até a fixação no útero pode levar, em média, de 4 a 15 dias e algumas mulheres sangram quando ocorre a implantação.

Quantos dias após a nidação o exame dá positivo? Após a nidação, o hormônio HCG começa a ser produzido e pode ser dosado no sangue da paciente em torno do 14º dia após a ovulação.

Esse sangramento se assemelha com o da nidação, tem pouco volume e sua coloração é amarronzada. Nesses casos, recomenda-se aguardar o início do fluxo menstrual. Caso não ocorra, é importante procurar auxílio médico para realizar exames que comprovem ou não a gestação.

Mas no geral, podemos dizer que passado o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é depois do 16º dia da ovulação e da relação sexual. Isso porque depende dos dias de fase lútea para que aconteça o atraso e todas as mulheres tem uma fase lútea fixa de aproximadamente 14 dias.

A sensação de cólica pode se intensificar, estando acompanhada de inchaço e sensibilidade nos seios. Além disso, entre o 7º e 9º dia após a implantação, pode ocorrer um escape menstrual.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

No período fértil, ela se movimenta suavemente e pode dar sensação de pulsação e tremor. Os músculos são também um fator a levar em consideração quando desconfiar que os movimentos não são efetivamente de gravidez.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.