Como saber se o diploma é verdadeiro ou falso?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

Ou seja, pesquise CNPJ, confira a nota do curso junto ao MEC e consulte, se possível, antigos alunos. A fonte mais confiável para verificar a veracidade do diploma é através do site e-Mec. A consulta é pública e gratuita.

A prática é crime e quem for responsável pode ser preso por estelionato, como previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro. ''Essa prática ficou comum no Brasil durante os últimos anos. Muita gente não tem tempo ou condições de cursar uma faculdade e decide por simplesmente comprar um diploma.

Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Cadastro nacional vai reunir informações sobre diplomas
“Todos os diplomas do Brasil estarão em um único cadastro, público e transparente. Assim saberemos se qualquer pessoa é formada ou não, em qual curso, quando se formou e qual instituição”, disse.

Você pode comprar diploma superior reconhecido pelo MEC e publicado no Diário Oficial da União. O diploma é confeccionado e homologado dentro da secretaria da instituição, em seguida assinado pelo respectivo reitor e após as devidas publicações enviado ao cliente através dos Correios.

Para participar, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma da consulta pública, que pode ser acessada pelo portal do MEC. Somente os cadastrados podem enviar comentários sobre a proposta.

É importante lembrar que todos os certificados emitidos pelo e-certificado.com possuem um código único de identificação e um QR CODE para facilitar a verificação de sua autenticidade. Basta acessar o link e-certificado.com/autenticar e digitar o código ou apontar seu celular para o QR CODE que aparece no certificado.

As universidades, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os Centros Federais de Educação Tecnológica registrarão os diplomas por eles próprios expedidos e poderão registrar diplomas conferidos por IES não universitárias.

O crime de estelionato prevê pena inferior, de reclusão de um a cinco anos, enquanto a pena do crime de falsificação de documento público ou o seu uso é de dois a seis anos de reclusão. Em relação ao estudo da pena, a falsificação de diploma universitário implica em reclusão de dois a seis anos e multa.

Para as pessoas que descumprem o artigo 296, a pena é de reclusão de dois a seis anos e multa. A punição é a mesma prevista para o artigo 297, quando existe a falsificação de documentos públicos, como, por exemplo: os diplomas de universidades estaduais e os federais.

A pena para o crime é de reclusão de 2 (dois) à 6 (seis) anos além de multa, e caso o agente seja funcionário público, e por conta de sua condição se beneficie para o cometimento do crime, a pena pode ser amentada em um sexto.

Validação do Diploma Digital
Existe duas formas de acessar a página de validação: o usuário possui o código de validação do diploma e acessa a funcionalidade de autenticação de documentos no portal público do SIGAA ou o usuário utiliza o link apresentado no PDF da representação visual do diploma digital.

A documentação tem preço inicial de R$ 4 mil e é comercializada em todo o país. De fácil acesso no Google, sites têm vendido diploma de curso superior, pós-graduação e mestrado por preços iniciais de R$ 4 mil para pessoas que não concluíram ou sequer pisaram em uma universidade.