Como saber se o dia está bom para pescar?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O horário mais propício é o cair da noite, quando a água está quente de um dia inteiro de sol e os peixes estão procurando comida, já que o inverno causou uma escassez de alimentos. O anoitecer é um excelente momento para pescar.

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem.

Confira! A pescaria noturna é muito emocionante, porque existem alguns peixes que só aparecem nesse período, por terem visibilidade maior, e saírem para se alimentar. Mas embora a pouca iluminação seja o critério para a chegada dos peixes, isso não significa que você não possa adaptar.

O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.

A lua cheia emite uma grande quantidade de luz sobre a Terra e é considerada a melhor lua para pescar, já que atrai os peixes para a superfície. Neste período, eles ficam mais ativos e costumam caçar mais, portanto a captura fica mais fácil: com os acessórios corretos, você pode fisgar grandes exemplares.

Depois de saber qual vara usar na pesca no rio, as iscas também são importantes. As mais recomendadas são as minhocas, lambari, larva de besouro, pão, ração, massas ou até mesmo as iscas artificiais.

Esta é uma pergunta recorrente entre pescadores e muitas vezes levam a desistências de última hora. Alguns acreditam que sinal de chuva é igual a poucos peixes e fisgadas. Pois saiba que pescar nesses dias pode ser igualmente bom, ou até melhor, do que com o céu sem nuvens.

Se optar por viajar em junho e julho, os rios estarão mais baixos, o que facilita a pesca de espécies que ficam no fundo dos rios como Jaú, Pintado e Surubim. Além disso, em agosto e setembro, a pesca de Pacu de batida é mais fácil.

1- Barrem as Bananas!
Nem pensar, isso dá um azar danado! A superstição mais popular entre os pescadores no mundo inteiro é a proibição da fruta dentro de qualquer embarcação. Levar uma banana a bordo é sinal de má sorte para pescadores e marinheiros, e a crença não poderia ser mais séria.

O local de pesca é o primeiro ponto que você tem que prestar atenção para pescar peixes maiores. Observe o ambiente e veja se possuem aves aquáticas. Se sim, pode ir aonde elas estão – porque com certeza, lá vai ter peixe.

Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção.

Espécies como a corvina, o xerelete e a marimbá são boas opções para o período da noite.

Use iscas adequadas: Assim como em qualquer tipo de pesca, é importante usar as iscas adequadas para o tipo de peixe que você está tentando pegar. Durante a noite, iscas que brilham ou piscam, como as miçangas e as chumbadas iluminadas, podem ser particularmente eficazes.

Melhores horários
Alterando as técnicas, é possível pescar traíra o dia todo. Porém, os horários mais propícios são durante a manhã, entre 7h e 9h, quando a água está numa temperatura mais favorável para o peixe; e no período da tarde, a partir 15h30 ou 16h, até o escurecer.