Como saber se o dia do parto está próximo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, os enjoos da gravidez já terão passado.

  1. Desconfortos gastrointestinais. ...
  2. Inchaços, câimbras e varizes. ...
  3. Problemas de pele. ...
  4. Costas e virilhas doloridas. ...
  5. Insônia e dificuldades para dormir. ...
  6. Falta de ar. ...
  7. Muita vontade de fazer xixi. ...
  8. Contrações de treinamento (Braxton Hicks)

O seu corpo na 39ª semana de gravidez
Podem estar acontecendo duas coisas: que você se sinta cansada ou cheia de energia. É possível que sinta períodos de contrações rítmicas que param rápido. É o que, normalmente, é denominado de pré-parto. O seu colo está se preparando para o parto, por isso, irá dilatar.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

O colo do útero dilata – esse sinal você não irá ver pois é necessário um exame vaginal para avaliar a dilatação do colo uterino. Ocorre a perda do tampão mucoso – uma substância que parece um “catarro” e veda a cavidade uterina acaba saindo quando o colo começa a dilatar.

Cuide da alimentação. Como regra, a gestante nesse período final deve evitar alimentos salgados, em razão da pressão arterial, que pode ser alterada. Além disso, comidas gordurosas e aquelas ricas em proteínas também não são recomendadas, porque possuem maior tempo de retenção no aparelho digestivo.

Menos azia e sensação de alívio no estômago; Aumento da vontade de ir ao banheiro devido à pressão na região pélvica; Dificuldade para caminhar ou sentar-se confortavelmente; Sensação de movimentação das pernas do bebê na parte superior da barriga.

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

Cada contração começa a ser sentida na região lombar e, em seguida, irradiando para a frente, na parte inferior da virilha. As contrações são sentidas como um aperto geral no abdômen. Uma mudança na atividade ou na posição não diminui ou para as contrações.

Quando se aproxima a hora do parto a gestante pode sentir a barriga endurecer e ter contrações que não duram muito tempo. Antes de sair para a maternidade, a recomendação é tomar um banho, repousar e observar se estas contrações se mantém e se são fortes e regulares.

Elas podem aparecer na metade da gravidez ou um pouco antes. São menos frequentes do que as de trabalho de parto, a cada dez minutos ou menos, em um intervalo de duas horas. Ao sentir a barriga baixar 4 cm e com pressões frequentes na parte interna do ventre. Entre a 36ª e a 38ª semana, faça consultas quinzenais.

Outra maneira de tentar desvendar se você está tendo perda de líquido amniótico é contrair os músculos pélvicos durante a sensação do fluxo e observar. Se o fluxo parar, o que está saindo pode ser urina que acaba saindo involuntariamente pela pressão do útero sobre a bexiga.

Portanto, é importante que a mulher não se apavore quando surgirem os primeiros sinais, ela terá tempo suficiente para se organizar e chegar ao local do parto. Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.

Para simplificar, o exame de toque pode ser realizado em casa. Este exame é realizado ao tocar as mamas com os dedos, de forma delicada para fazer uma pré-identificação se há existência de nódulos nos seios. O ideal é que cada mulher conheça as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração do autoexame.

Caminhar durante a gravidez ajuda a fortalecer bastante a musculatura dos membros inferiores e da região abdominal. O fortalecimento de músculos das pernas, por exemplo, auxilia na diminuição da incidência de varizes, cãibras e desconfortos presentes no local.

Alimentos muito gordurosos e protéicos (frituras, chocolate, carnes) devem ser evitados”, diz Banduk. “Melhor optar por comidas pastosas e ricas em carboidrato (sopas, pães, frutas), que dão energia e são facilmente digeridas.” Leite e derivados, assim como bebidas gaseificadas, são contra-indicados.

Você deve evitar fazer isso no último trimestre ou quando a barriga já estiver grande, mesmo no 2o trimestre. O maior problema é prejudicar a coluna, que já sofre com todo o peso extra que precisa suportar.

Para as mamães de segunda viagem, tudo fica mais fácil, pois os músculos da barriga já estarão mais flácidos, e o bebê poderá se mexer com mais facilidade. Este pode ser o momento perfeito para você se informar sobre a oportunidade de coletar o sangue de cordão.