Como saber se o dentista está me enganando?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Se o tempo de tratamento já ultrapassou muito do que o ortodontista lhe disse no início do tratamento, é sinal de que algo não está indo bem. Então converse com ele e peça maiores explicações!!! Nossa ética profissional não nos permite enrolar o cliente.

4 dicas de como escolher o melhor dentista para cuidar do seu...

  1. Peça recomendações. ...
  2. Pesquise a reputação e a credibilidade do atendimento. ...
  3. Procure conhecer a estrutura do local. ...
  4. Informe-se sobre procedimentos e tecnologias oferecidos.

É direito do consumidor rever valores pagos de serviços não usufruídos. São cláusulas abusivas: "Se o paciente deixar de voltar a clínica por mais de trinta dias, perderá o direito Às importâncias pagas."

Você corre o risco de perrengues momentâneos, como passar um tempo sem conseguir piscar (e ficar com o olho seco) ou ganhar um belo de um hematoma se a agulha acertar algum vaso sanguíneo. Também há consequências mais sérias, porém raras, como arritmia cardíaca e problemas nos nervos.

7 práticas para não fazer com os dentes

  • Abrir garrafas e embalagens. ...
  • Morder tampa de caneta. ...
  • Escovar os dentes com força. ...
  • Usar enxaguantes bucais com álcool. ...
  • Mastigar balas e doces duros. ...
  • Esquecer os protetores bucais. ...
  • Não ir ao dentista.

De acordo com o Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, o paciente pode processar o dentista por danos decorrente de tratamentos mal feitos ou indevidos e por danos morais também. Isso inclui o fato do paciente alegar que o tratamento não atingiu o resultado esperado, sentindo-se assim enganado.

Durante as consultas, o paciente tem direito a um acompanhante. No entanto, esse direito do consumidor em tratamento odontológico pode não ser permitido. O dentista está comprometido a manter a saúde vital do paciente em todos os tratamentos e procedimentos.

O envio da denúncia à Comissão de Ética deverá ser realizado pessoalmente na Sede do CROSP ou em uma de nossas Delegacias Seccionais (http://www.crosp.org.br/seccionais.html), podendo, ainda, ser encaminhado via Correios para Avenida Paulista, 688 – térreo – CEP 01310-909 – São Paulo/SP.

Atitudes que te ajudam a se destacar na odontologia

  1. Exercer a empatia com os pacientes. ...
  2. Aprender com a concorrência. ...
  3. Estudar sempre, mesmo que seja pela Internet. ...
  4. Se manter informado com blogs e canais de odontologia. ...
  5. Valorizar a equipe do consultório.

Assim, a frequência mais adequada para comparecer a elas é a cada seis meses. Ou seja, duas vezes por ano é indicado visitar o dentista para que ele possa examinar seus dentes e boca, ajudando a manter o equilíbrio da saúde bucal e uma bela aparência para o sorriso.

A resposta é simples: pode-se extrair os 04 sisos de uma vez, desde que o paciente esteja em condições ideias para o procedimento e o ato cirúrgico seja conduzido por um profissional com expertise nesse tipo de cirurgia. Para alguns, a retirada dos quatro dentes traz receios.

Os dentistas sabem que colocar os elásticos é uma das coisas que os pacientes ortodônticos mais odeiam fazer. Mas Alexandre diz que tem uma tática infalível para pegar uma mentira nesses casos. “Peço para ele colocar o elástica na minha frente, muitas vezes o paciente nem se lembra como faz”, diz o especialista.

O consumidor também tem o direito de pedir reembolso no caso de um produto ser impróprio para consumo, fora da validade, alterados, adulterados, falsificados, avariados, corrompidos, fraudados, deteriorados ou que apresentam qualquer risco à saúde ou vida do cliente.

Sob a ótica do CDC, os tratamentos ou retratamentos endodônticos podem ser considerados serviços duráveis, com uma garantia mínima de 90 dias, contados desde a finalização efetiva dos serviços.

Doação dos dentes
A outra forma é a doação externa, em que cirurgiões-dentistas ou qualquer indivíduo doa os elementos dentais extraídos em estabelecimentos públicos ou privados. O doador assina um termo de doação se responsabilizando pela procedência dos elementos dentais.

Pensando nisso, o Sorrisologia listou algumas perguntas que você não pode deixar de fazer ao seu dentista!

  • Como devo escovar os dentes? ...
  • Qual escova de dente é a melhor? ...
  • De quanto em quanto tempo devo marcar consultas? ...
  • Por que preciso usar fio dental todo dia? ...
  • Tenho que cortar doces da minha alimentação?

Um dentista ganha em média R$ 4.316,00 por mês, segundo informação apresentada no site Vagas, mas essa quantia pode variar de acordo com o tempo de atuação do profissional e sua especialidade.