Como saber se o dente está com infiltração?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Além da entrada de bactérias, as infiltrações podem provocar desde manchas nos dentes até lesões cariosas. Deve-se lembrar que nem toda infiltração é visível a olho nu. De imediato, o paciente com dente infiltrado pode relatar sensibilidade dentária e, com o passar do tempo, pode ter cáries.

Sinais e sintomas

  1. Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
  2. Inchaço na bochecha.
  3. Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
  4. Sensibilidade causada por pressão.
  5. Febre.
  6. Inchaço dos linfonodos no pescoço.

“Infiltrações nas restaurações ocorrem quando as bordas do material restaurador (seja ele amálgama, resina, porcelana) apresentam perda de selamento favorecendo a entrada de resíduos que podem iniciar um processo carioso por debaixo daquela restauração”, define Sofia.

Essas radiografias são chamadas de periapicais, sendo possíveis avaliar toda a estrutura da restauração já existente, inclusive a região abaixo da restauração, a qual não é possível observar por visualização direta na boca do paciente. As radiografias são extremamente importantes no auxílio do diagnóstico.

É normal sentir dores após o tratamento endodôntico? Não. Não é normal que isso aconteça.

sangramentos; secreção purulenta; inchaço ou caroço na região afetada.

A infiltração na restauração dentária acontece quando existe uma separação entre o dente e o material restaurador, promovendo a passagem de fluidos, íons, pigmentos e bactérias para seu interior. De acordo com o dentista, isso pode acontecer por fatores químicos, mecânicos ou biológicos.

As resinas compostas fotopolimerizáveis e seus adesivos apresentam longevidade menor que a de vários materiais restauradores utilizados em Odontologia. Também apresentam altos índices de fratura e cáries secundárias .

Sintomas da dor no nervo do dente

  1. Dor aguda e penetrante no dente;
  2. Dificuldade ao se alimentar e beber;
  3. Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  4. Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  5. Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Com o passar do tempo, o dente infeccionado deixa de inflamar e manifestar sintomas como inchaço e dor. No entanto, isso não quer dizer que a infecção cessou. Ao contrário, ela estará camuflada e poderá atingir regiões ainda mais internas do dente.

Geralmente, o problema costuma ser identificado ainda durante a consulta, já que o primeiro sinal de que algo está errado é sentir os dentes encostados ao fechar a boca. Quando isso não acontece, existem outros incômodos que podem sinalizar o erro no procedimento.

A sensibilidade após uma obturação dentária é comum e geralmente desaparece com o tempo.

Sim.

Pode ser indicado analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, variando de acordo com o caso e sintomas. Em casos que a chegada ao dentista vai demorar um pouco, a aplicação de gelo no local é uma maneira de amenizar a dor até chegar ao consultório.

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Geralmente, compressas geladas, analgésicos e anti-inflamatórios realmente ajudam a diminuir a dor de dente. No entanto, é crucial conversar com um especialista antes, pois tudo depende do nível da inflamação.

Tratamento de canal tem um custo mais baixo
Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.