Como saber se o cuscuz já está pronto?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Para saber o ponto certo de cozimento, veja com um garfo se o cuscuz está macio e grudadinho: esse é o ponto. Deixar a massa hidratando de um dia para o outro na geladeira ajuda a garantir um cuscuz mais fofinho.

Deixe descansar por 10 minutos.

Se você colocar água demais, o cuscuz vai ficar com cara de mingau. E se colocar água de menos, ele fica duro e seco.

Se a mistura ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite. Se ficar muito mole, acrescente mais algumas colheres de tapioca. O ideal é que deixe um pouco mole, pois após colocar na geladeira, endurece mais um pouco.

Quanto tempo hidratar o flocão? Hidrate os flocos de milho com a água e tempere com o sal. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos.

Tampe a cuscuzeira e coloque dois dedos de água na parte de baixo e leve ao fogo médio. Quando perceber que a água começou a ferver marque 2 minutos. Em seguida, é só desenformar, passar uma fina camada de manteiga e servir.

dica. A massa do Cuscuz Nordestino é preparada com farinha de milho, enquanto o Cuscuz Paulista é feito com diversos ingredientes.

Arrume essa massa nas forminhas e cubra com um pano úmido. Aperte delicadamente e espere esfriar para tirar da forma (Obs: Pode ser feito de um dia para o outro e guardado na geladeira)

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Mas, até o presente momento destacamos que, ao acrescentar outros ingredientes diferentes do que é mencionado vide embalagem, a qualidade da água utilizada e deixar a massa descansar em ambiente refrigerado como geladeira, esses fatores apresentaram influencia em meio a mudança de cor.

Mas comer uma porção muito grande traz um excesso de calorias e carboidratos, o que inevitavelmente prejudica qualquer dieta. Assim, a recomendação é consumir uma porção moderada de cuscuz por vez, aquela de mais ou menos 50 gramas, sem exagerar.

Para quem quer ganhar massa magra o cuscuz pode ser adicionado no pré ou no pós-treino. No pré-treino, como é um carboidrato complexo, deve ser consumido com 1 hora de antecedência. No pós-treino deve ser associado a uma fonte de proteína magra como omelete ou um grelhado.

Por ser um alimento rico em carboidratos, o cuscuz fornece energia para as células do músculo, aumentando a disposição durante os treinos e promovendo o ganho de massa muscular.

Hidratar a farinha ou o flocão é bastante importante para fazer com que seu cuscuz não fique quebradiço seco e, consequentemente, ruim de comer. Então lembre-se sempre de cumprir esse passo!

Frequentemente as pessoas têm receio de consumir carboidratos no período da noite. E sabendo que o cuscuz é fonte de carboidrato, é natural ter essa dúvida. Se você ama cuscuz a boa notícia é que pode comer o alimento durante a noite, sem se preocupar com o ganho de peso.

Numa tigela média, coloque o trigo, cubra com água e deixe hidratar por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

* Ralo vaporizador é o nome daquela peneira que tem na cuscuzeira.

Você pode substituir a cuscuzeira por uma peneira ou um escorredor de macarrão com furos redondos. Coloque o escorredor ou a peneira por cima de uma panela funda, com a farinha dentro do escorredor. Pronto! A farinha vai se cozinhar no vapor.