Como saber se o cristal é de verdade?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Quando um cristal verdadeiro se forma naturalmente na terra, ele pode desenvolver rachaduras, riscos ou pequenas partículas na parte de dentro — mas nunca bolhas de ar. Isso é um sinal claro de que a peça é feita de vidro. As bolhas nem sempre são visíveis logo de cara.

A identificação dos cristais por cor pode ser um desafio para alguns exemplares como a Calcita, a Fluorita, a Turmalina, entre outros, pois eles possuem cores diferentes. Nesse caso, o mais indicado é consultar um livro ou outro guia que os categorize por cor e inclua uma foto de amostra.

Para saber qual é o cristal indicado para você, de acordo com a Numerologia basta somar a sua data de nascimento. Atenção: Caso o total da soma da data de nascimento for o número 11, você não deve somá-lo até chegar a um só dígito. O 11 é um número-mestre, especial.

Opção: 25 G A 100 G - R$ 149,90. 101 G A 200 G - R$ 149,90.

Os cristais são parecidos com o vidro convencional, mas possuem em sua composição além da areia metais como chumbo ou titânio (quanto maior a presença desses metais, mais resistente, refinado e delicado é o cristal). Enquanto o vidro possui apenas areia, sódio, cálcio e alumínio.

O termo cristal, quimicamente falando, se refere a várias coisas. Porém, nas semijoias os cristais é um acessório muito conhecido por ser uma pedra que apresenta um aspecto translúcido, sendo totalmente diferente da zircônia que é muito brilhante.

Um cristal de sabre de luz sintético, comumente chamado de cristal sintético, era um tipo de cristal de sabre de luz que era artificialmente criado, ao invés de naturalmente formado por processos geológicos.

Pedras Sintéticas
Não possuem a mesma resistência de uma pedra natural, além de não trazerem energia para corpo, alma e mente. Dica: muitas vezes a pedra natural parecerá mais fria ao tocá-la, ao contrário da sintética que terá uma temperatura mais próxima à da pele.

CRISTAL-DE-ROCHA - o quartzo incolor é chamado de cristal-de-rocha. Como a palavra cristal não designa nenhum mineral específico e pode se aplicar a muitas gemas (há cristais de ametista, cristais de granada, cristais de diamante, etc.), não chame o quartzo incolor, de cristal apenas, diga cristal-de-rocha.

Já o quartzo pode ser incolor (cristal de rocha), amarelo, laranja, vermelho (citrino), preto (mórion), roxo (ametista), rosa, cinza, branco etc. A cor deve ser observada numa superfície fresca, como a de uma fratura recente. A cor de alguns minerais altera-se facilmente.

  • Limpeza. – Quartzo Branco: limpa e atrai energia positiva. – Ametista: transmuta energia negativa em positiva. – Selenita: limpa energias. – Turmalina negra: absorve e isola energia negativa.
  • Energização. – Quartzo Rosa. – Quartzo Branco. – Esmeralda.
  • Proteção. – Turmalina negra. – Olho de tigre.
  • Prosperidade. – Pirita. – Citrino.

No geral, o cristal de quartzo transparente é largamente utilizado como amplificador de energia, principalmente em formato de ponta. Ele age como purificador e sintoniza a energia de cada indivíduo ou mesmo do ambiente.

Conheça as pedras mais bem avaliadas do mundo

  1. Diamante azul (US $ 3,9 milhões por quilate)
  2. Jadeíta (US $ 3 milhões por quilate) ...
  3. Diamante rosa (US $ 1,19 milhão por quilate) ...
  4. Ruby (US $ 1,18 milhão por quilate) ...
  5. Esmeralda (US $ 350 mil por quilate) ...
  6. Alexandrita (US $ 70 mil por quilate) ...
  7. Musgravite (US $ 35 mil por quilate) ...

Jadeite

Jadeite
A Jadeíte é a pedra preciosa mais cara do Mundo, com um preço médio por quilate a rondar os 3 milhões de dólares americanos. A origem desta pedra situa-se entre a Guatemala e a Califórnia, sendo que uma jóia de apenas 0,5 milímetros desta pedra foi comprada num leilão por 9,3 milhões de dólares.

O valor de cada pedra (e de cada joia) é determinado por um conjunto de fatores. Entre eles, a intensidade da cor, a pureza da gema, sua lapidação, seu tamanho, sua raridade na natureza. Ou seja: uma pedra menor, mas de cor pura e intensa, pode valer mais do que uma grande pedra sem as mesmas características.

Isso acontece porque há chumbo entre os componentes de fabricação. Essa peculiaridade proporciona sonoridade e rigidez, duas características importantes na valorização do produto.

Pode-se identificar isso, pela espessura de suas bordas. do cristal,e o líquido será observado com maior nitidez. Contra a luz, o cristal produz efeitos de cores, tipo arco-íris, o que o mesmo, não acontece com o vidro. Você irá perceber, no cristal, uma superfície mais aveludada e suave.