Como saber se o crânio do bebê está normal?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos. Se você notar alguma assimetria na cabeça do seu bebê, procure um médico especialista.

Na maioria dos casos a resposta é sim, é normal! A calota craniana apresenta uma conformação ovalada sendo o maior diâmetro o anterior posterior e o menor o látero-lateral.

Essa condição é chamada de assimetria craniana e é muito comum entre bebês.

Se notar qualquer assimetria na cabeça do seu bebê é fundamental comentar com o pediatra, que irá avaliar a fontanela (conhecida popularmente como moleira) e o perímetro da cabeça para ver se está de acordo com a idade. Se tudo estiver normal, não há nada com o que se preocupar.

A assimetria craniana pode gerar prejuízos relacionados à torção da estrutura crânio facial: O deslocamento da articulação temporomandibular (ATM) pode causar diferença de posição da arcada dentária inferior afetando a mordida e provocando dor na ATM.

Por se tratar de uma deformidade visível, não é tão difícil perceber a Plagiocefalia. Normalmente, é possível notar uma forma de paralelogramo ao observar a cabeça da criança pela parte posterior e, em alguns casos, é possível que as orelhas também estejam desalinhadas, se encontrando em alturas ou posições diferentes.

O crânio dos bebês apresenta divisões, chamadas suturas e fontanelas (a fontanela anterior é popularmente chamada de “moleira”), que separam os diferentes ossos do crânio e são móveis para o crescimento do mesmo, permitindo discreto movimento de forma muito lenta.

Evite o uso exagerado do bebê-conforto, carrinhos, bercinhos diversos, etc, nos quais o bebê fica por horas apoiado na região de trás da cabeça com reduzida movimentação. Acostume-se a usar o canguru, sling ou mesmo o colo, procurando, assim que possível, tirar o apoio da região posterior do crânio.

Os distúrbios inflamatórios e sistêmicos levam a ondulação suave de todo o couro cabeludo. Quando a CVG secundária está associada a neoplasias do couro cabeludo geralmente se apresenta como um sulco localizado que pode ampliar gradualmente para envolver todo o couro cabeludo.

É normal, todas as pessoas possuem irregularidades na parte óssea . Isso faz parte da estrutura humana.

Há suspeita de plagiocefalia se houver impressão de que um dos lados é mais alto que o outro. Uma orelha pode estar mais próxima do ombro em um dos lados.

1-2 meses:
Seu filho pode virar a cabeça de um lado para o outro e levantá-la por alguns segundos quando estiver de bruços.

A escafocefalia pode ser diagnosticada logo no nascimento, quando o bebê já apresenta a alteração do formato da cabeça, no caso, mais longada, ou alguns meses após o nascimento. É bastante importante que os cuidadores realizem consultas frequentes a diversos médicos após nascimento do bebê, o neurologista é um deles.

33 cm

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

Isso porque ele precisa saber como está o desenvolvimento cerebral do bebê e uma das formas mais eficientes de ter esses números é por meio da medição do perímetro da cabeça. Com isso, o exame é essencial para descobrir se a cabeça da criança cresce de uma forma normal, a mais ou a menos do que deveria.

Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição — de costas para a de bruços —.