Como saber se o CPF está vinculado a alguma empresa?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Por meio de uma consulta simples, que solicita o CPF e nome completo, o sistema verifica na base do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) se os dados do usuário estão vinculados a alguma empresa. O banco de dados do CNPJ possui mais de 50 milhões de registros, alcançando todos os estados do país.

Para desvincular o seu nome de um CNPJ, ou você precisa sair de uma sociedade, ou, caso esteja sozinho, dar baixa na empresa, isto é, encerrar formalmente junto aos órgãos competentes as suas atividades. Dessa forma você estará comunicando a Receita Federal que deixa de existir como pessoa jurídica.

Basta clicar em "minhas empresas". Porém deverá entrar com a senha do Brasil.gov da pessoa a qual vc esta fazendo a pesquisa. Serve para descobrir quais empresas estão como sendo de sua responsabilidade contabil também.

Entre com seus dados de acesso ao site gov.br. (se você ainda não tem cadastro no gov.br, será preciso se registrar para emitir o CCMEI); Marque “CPF” em “Tipo de consulta”; Digite o número do CPF no campo indicado; O CCMEI será exibido e nele você encontra seu CNPJ.

Como consultar os sócios pelo CNPJ? Fazer a consulta de sócios pelo CNPJ é simples. Basta que você acesse o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), criado pela própria Receita Federal. Ele reúne vários dados cadastrais de todas as pessoas jurídicas de interesse dos Estados e da União.

Você quer consultar os dados de uma empresa, como informações do quadro de sócios e administradores, além da situação cadastral perante a Receita Federal do Brasil? Basta acessar o portal da Redesim e fazer uma consulta a partir do número do CNPJ.

Sim, é possível que o empresário tenha dois ou mais negócios em seu nome.

Agora que você já sabe mais sobre as consequências da negativação do CNPJ, chegou a hora de descobrir se ter o CNPJ sujo prejudica o CPF. Via de regra, a resposta é não.

Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação. Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.

Como consultar um CNPJ na Receita Federal?

  1. Clique sobre o link abaixo para ir a página de Consulta de CNPJ da Receita Federal. http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp.
  2. Assim que a página carregar: ...
  3. Serão exibidas as informações do cadastro do contribuinte:

A baixa do CNPJ é o último passo no processo de fechamento da empresa. Para realizar essa etapa, é preciso utilizar o Coletor Nacional da Receita Federal. Ele gera solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deverá ser assinado e entregue no local indicado pelo sistema.

Consulta MEI por CPF

  1. Acessar o www.portaldoempreendedor.gov.br;
  2. Do lado direito clicar em serviços.
  3. Depois clicar em “Emita seu Comprovante de MEI” e “Comprovante de MEI”;
  4. Na página seguinte, preencha o CPF, data de nascimento e caracteres da imagem;
  5. Mandando o formulário, o resultado é apresentado em seguida.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

ações judiciais no CPF pesquisado; participações societárias; participação em falências; dados cadastrais e situação na Receita Federal.

Sim, com o CPF pode ser feita uma consulta no SPC e, nesta consulta constará que você é sócio de tal empresa. Também com o CPF e mais algumas informações é possível fazer a Pesquisa de Situação Fiscal na RFB.