Como saber se o CPF está inválido?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Como saber se seu CPF está irregular? Checar a situação do CPF é simples: basta entrar no site da Receita Federal e digitar o número do documento e a data de nascimento. Será apresentado um pequeno relatório com o status do seu cadastro.

Se no momento do cadastramento a mensagem de “CPF inválido” for exibida, verifique se os dados informados estão corretos. Se mesmo assim a mensagem continuar a ser exibida, recomendamos que você verifique se seus dados estão corretos na base da Receita Federal.

A validação de CPF é realizada com base nos dígitos verificadores conforme o algoritmo do CPF. Um CPF declarado como válido por este verificador não significa que ele exista no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas nem que ele seja um número ativo ou com situação cadastral regular.

CPF inexistente: o número de CPF informado não está registrado no banco de dados da Receita Federal do Brasil. Pode ser um erro de digitação ou um CPF inválido.

Quem estiver com pendências no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode utilizar os canais virtuais de atendimento da Receita Federal para regularização. A Receita alerta que é importante que o contribuinte esteja com o documento regular e os dados cadastrais atualizados. Um desses canais é o site da Receita Federal.

Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor.

Você pode obter seu CPF, corrigir ou mesmo consultar gratuitamente através do atendimento por e-mail, em um dos mais de 700 Pontos de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal localizados em entes parceiros, como prefeituras, ou, em uma de nossas unidades de atendimento.

Acesse o e-CAC: o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é o portal eletrônico da Receita Federal que oferece serviços e informações relacionadas aos contribuintes. É possível chegar nele pelo site da Receita Federal para fazer o login no e-CAC utilizando seu CPF e senha ou certificado digital.

Fora do prazo de validade; que deixou de ter efeito.

No celular

  1. Baixe o app da Receita Federal (Android | iOS);
  2. Toque em “Outros serviços”;
  3. Selecione a opção “Regularização de suspensos”;
  4. Preencha todos os dados solicitados;
  5. Toque em “Enviar”.

Abra o aplicativo CAIXA Tem e toque na conversa “Atualize seu Cadastro”. Informe seus dados, conforme solicitados pelo aplicativo. Envie uma foto do seu documento pessoal de identificação (RG ou CNH) e uma foto sua (selfie) com o documento na mão.

Uma forma de conferir o número do CPF é identificar o Estado em que foi emitido. Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.

O que é? Consulte a situação cadastral do seu CPF junto à Receita Federal. Por meio deste serviço você também pode emitir o comprovante de situação cadastral, consultar as informações do cadastro e confirmar a autenticidade de comprovantes de situação cadastral do CPF.

Pela internet, no site da Receita Federal, apenas é possível consultar a situação cadastral do CPF de forma gratuita, mas é necessário ter os números do documento e a data de nascimento do titular. Somente com o número dá para fazer essa busca pelo site.

Também é possível regularizar o CPF suspenso comparecendo a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Nesses locais, o custo da operação é de R$7,00. Para quem está no exterior, a regularização do CPF suspenso também pode ser feita pelo número +55 11 3003-0146.

A Receita Federal disponibiliza uma ferramenta que permite a regularização cadastral para quem tem a situação cadastral como "Suspensa". O contribuinte deve possuir título de eleitor. Caso não possua o título de eleitor, o cidadão deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou dos Correios.

Resposta da empresa
Identificamos que a data informada em nosso cadastro não é a mesma cadastrada na Receita Federal. Deste modo, pedimos a gentileza de efetuar a correção em nossa plataforma para podermos dar continuidade ao seu cadastro.