Como saber se o coto umbilical está inflamado?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Caso apresente secreção amarelada, mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser um sinal de coto umbilical inflamado. Neste caso, leve o bebê ao pediatra para uma avaliação. O médico também deve ser consultado se o coto demorar mais de 15 dias para cair.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

O coto umbilical é um tecido desvitalizado, o que o torna um meio de proliferação bastante propício para as bactérias. O cordão tem contato direto com a corrente sanguínea, o que faz com que qualquer alteração na região tenha um poder muito rápido de proliferação.

Caso o bebê apresente algum desconforto durante a limpeza ou haja secreção de cor amarela com mau cheiro ou vermelhidão ao redor da região umbilical, um profissional de saúde deve ser procurado.

Infecção no umbigo do bebê
Secreção amarela no umbigo do bebê pode ser um sinal de infecção. Isso também vale para mau cheiro ou vermelhidão. Se isso ocorrer, o melhor caminho é procurar um médico para que ele avalie a origem do problema. Às vezes, algumas gotinhas de sangue podem sair do umbigo.

– Após a limpeza, umedecer cotonete com clorexidina 2,3 ou álcool 70%³ e aplicar em toda a circunferência da base do coto (entre o coto e a pele), repetindo até que o cotonete saia limpo, apenas 1x/dia. Após limpar a base, aplicar também no restante do cordão.

A maneira correta de limpar o umbigo do recém nascido é usando álcool 70%; lave bem as mãos antes de iniciar a limpeza do umbigo. É necessário limpar entre a cicatriz umbilical (a parte mais escura) e pele do neném com o cotonete ou um chumaço de algodão.

Dor de barriga em bebê – Principais sinais
De forma geral, a dor abdominal em bebês concentra-se quase sempre na zona à volta do umbigo. Mas, em alguns casos pode afetar toda a barriga ou a parte do fundo. A dor pode aparecer e desaparecer com diferentes níveis de intensidade.

Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.

Inicialmente o coto umbilical apresenta coloração branca azulada, mas, com o tempo, torna-se escuro. À medida que essa estrutura escurece, também fica mais dura, até que, após 5 a 15 dias, cai. Vale frisar que a queda do coto varia de criança para criança e é importante nunca puxá-lo, mesmo que ele esteja quase solto.

Normalmente, o coto umbilical leva de 10 a 21 dias para cair. Durante esse processo, vai se tornando seco e preto e, após cair, ainda leva aproximadamente de 7 a 10 dias para cicatrizar por inteiro.

Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

Higiene é fundamental – O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool a 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal.

Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5-15 dias. Não se preocupe se isso não acontecer dentro do previsto, pois há casos em que demora bem mais. Na primeira consulta o pediatra avaliará se está tudo bem.

Muitas mães ficam em dúvida de como fica o umbigo depois que cai. Afinal, depois que isso acontece, a pele subjacente deve, na melhor das hipóteses, se curar sozinha. Em alguns casos, pode parecer um pouco áspero ou sair um pouco de líquido. Mas não se desespere, apenas mantenha o umbigo do seu bebê seco e limpo.

Embora isso não seja algo comum, limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros. Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente.

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.