Como saber se o comprovante de pagamento é falso?

Perguntado por: lcunha8 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Verifique se o logotipo da instituição financeira está correto, se é proporcional e se os detalhes da imagem estão nítidos. Muitas vezes, um comprovante verdadeiro é editado, deixando sinais de edição como algumas informações nítidas e outras de má qualidade, por exemplo.

Nesse caso, os fraudadores podem fazer uma compra e enviar um comprovante falso, para o beneficiário acreditar que o pagamento foi feito. Assim, se não prestar atenção, ele pode sofrer prejuízo. Portanto, para não ser enganado é preciso saber como identificar se um comprovante de Pix é verdadeiro ou não.

Confira na hora se o pagamento caiu
Então sempre verifique imediatamente sua conta bancária ou carteira digital para confirmar se o pagamento caiu após receber um comprovante. Se você só olhar o documento e não verificar a sua conta corrente, você tem mais chances de receber um comprovante de PIX falso.

Existem diversas maneiras de comprovar pagamentos além dos recibos. Por exemplo, comprovantes eletrônicos, enviados por e-mails ou aplicativos instantâneos, transferências bancárias, entre outras plataformas de pagamento online, como PagSeguro e PicPay.

Etapas de elaboração de um Recibo

  1. Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Descreva o recebimento. ...
  3. Valores em números e por extenso. ...
  4. Não esqueça do local, data e assinatura.

Um comprovante de Pix falso é um documento que tem informações incorretas sobre data e horário, falhas visíveis de edição e que principalmente não deposita o dinheiro imediatamente na sua conta.

O artigo 298 do Código Penal proíbe a falsificação, seja total ou parcial de qualquer documento particular. A simples alteração ou modificação de um documento verdadeiro, como por exemplo, um cartão de crédito, pode caracterizar o crime.

Para você saber: se for um boleto emitido pelo Santander, identifique se os três primeiros dígitos da linha digitável são 033. Se notar algo diferente no campo “Beneficiário” ou na finalização do pagamento, não pague e entre em contato com o emissor do boleto.

Falsidade ideológica
É o que está prescrito no art. 299 do Código Penal. Nesse caso, a forma do documento é verídica, entretanto o conteúdo dele é falso com o fim de prejudicar direitos. Ou seja, esse crime ocorre quando uma informação inverídica é implantada em um documento público ou privado original.

Assim, o documento falsificado necessariamente conterá alguma informação que não condiz para com a realidade. Já na falsidade ideológica há um vício exclusivamente de conteúdo. Ou seja, o documento é produzido sobre suporte verdadeiro e por pessoa com autorização para o ato.

Trata-se do ato de fazer alguém crer, por meio de documento público ou particular, em algo diferente da verdade. Esse engano pode ocorrer por omissão, inserção ou alteração em documento. É o que diz o Código Penal brasileiro em seu artigo 299: Art.

Comprovante de pagamento do PIX
Os criminosos forjam um documento de transferência, fingindo terem enviado o dinheiro, para roubar a mercadoria. Nesse caso, é importante se atentar para todos os detalhes do comprovante, verificar seu código de autenticação e confirmar o recebimento do valor antes de liberar o produto.

Como rastrear um Pix pelo ID? Apenas as instituições bancárias que trabalham com o Pix podem rastrear transações pelo ID. Se você precisar identificar uma pessoa que enviou ou recebeu seu dinheiro, pode entrar em contato com o banco e informar o ID para que a instituição identifique a pessoa.

Você pode consultar as transações Pix por meio do Extrato Pix detalhado ou pelo seu extrato da conta. Caso tenha dúvidas sobre uma transação, verifique o extrato da conta para saber se ela foi concluída.

Para consultar pagamentos realizados em uma Agência Estadual você deve informar a data de pagamento, o código da receita e o número sequencial. Para consultar pagamentos realizados em um banco, você deve informar o código de barras do pagamento.

O pagamento se comprova mediante documento outorgando quitação, conforme expressa disposição do art. 320 do Código Civil .

É possível fazer uma transferência ou depósito identificado também, o que facilita a identificação. Mas sempre que optar por essa modalidade de pagamento, é recomendado que o comprovante seja enviado, por garantia.