Como saber se o composto é polar ou apolar?

Perguntado por: lsampaio9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

A molécula será apolar sempre que o número de nuvens eletrônicas for exatamente igual ao número de ligantes iguais no átomo central, como podemos acompanhar em cada um dos casos a seguir: Obs.: Denomina-se nuvem eletrônica todo tipo de ligação entre átomos e par de elétrons que não participam de ligações.

Como a molécula de água apresenta no seu átomo central 4 nuvens eletrônicas e há 2 átomos do mesmo elemento (hidrogênio) ligados a ele, ela é polar.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

O CO2 tem duas ligações polares, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono. Como a molécula é linear, a atração eletrônica do oxigênio “da esquerda” é contrabalançada pela atração do oxigênio “da direita” e, como resultado, temos uma molécula apolar.

O que é um composto polar? É aquele que interage com outras moléculas por dipolo permanente ou ligações de hidrogênio e apresenta tendência de dissolver-se em compostos polares.

De acordo com a escala de Pauling, o “Cl” se encontra em uma extremidade e o “H” na outra, ou seja, estão bem afastados. Por isso a molécula de HCl é classificada como polar, pois os elementos que a formam possuem eletronegatividades distintas.

Alguns dos principais compostos apolares são: a gasolina, o metano e o etano. Alguns dos principais compostos polares são: a água, o açúcar e o álcool.

A molécula será apolar apenas se os dois átomos presentes em sua constituição forem iguais, ou seja, pertencentes ao mesmo elemento químico. Exemplos: H2, Cl2, F2, Br2, O2, N2 etc. Nessa molécula, o átomo central é o carbono (pertencente à família IVA), pois ele realiza o maior número de ligações.

Alguns dos solventes polares mais conhecidos são: a água (solvente universal), o etanol e o ácido acético. Entretanto, o etanol (álcool etílico) é muitas vezes considerado bipolar por dissolver com facilidade substâncias orgânicas apolares.

Os óleos são moléculas apolares e orgânicas, que quando entram em contato com a água preferem ficar juntas e não se dissolver. Isso acontece porque as moléculas de água têm cargas opostas — de um lado existe uma carga negativa e do outro uma positiva.

Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.

Detergente. Assim como os sabões, os detergentes sintéticos são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo polar em uma de suas extremidades. Da mesma forma que o sabão, o detergente é um tensoativo - quem dá a ele essas propriedades costumam ser os sais de ácidos sulfônicos.

O trióxido de enxofre é uma molécula formada por ligações duplas covalente entre átomos de S e O, cuja fórmula molecular é SO3. Apresenta geometria trigonal plana com ângulos de 120º entre as ligações S=O, e por isso o momento dipolo da molécula é nulo, o que confere a ela um caráter apolar.

Se o composto molecular for formado por dois átomos apenas e esses dois átomos forem de elementos diferentes, automaticamente a molécula será polar pelo fato de os dois átomos apresentarem diferentes eletronegatividades. Exemplos: HBr e NO.

A presença do Oxigênio como heteroátomo faz as moléculas apresentarem polaridade. A primeira molécula se trata do composto Etanol (CH3CH2OH), a presença da hidroxila – OH dá a este composto o caráter polar, mesmo que em sua estrutura contenha uma parte apolar.

A molécula CO2 é apolar, sendo formada por ligações covalentes polares.

O H2S apresenta como força intermolecular a interação dipolo-dipolo ou dipolo permanente, pois a molécula de H2S é polar.

O que é solubilidade?

  1. Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente);
  2. Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente. ...
  3. Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente.

26 A ordem crescente de polarização molar (ordem decrescente de polaridade molecular) está de acordo com o esperado, sendo os solventes mais polares a água, acetonitrila, etanol e acetona, enquanto que os menos polares são clorofórmio e acetato de etila.

Por que a gasolina não se mistura com a água? Explicação química: A resposta se baseia na regra “Semelhante dissolve semelhante”. A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.