Como saber se o código de barras está correto?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Para saber os códigos corretos, acesse a ferramenta Busca Banco, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Insira seu estado e município para que a ferramenta mostre a lista de códigos dos bancos que atuam na sua região. Além disso, verifique os números finais do código.

Passo 1: Obtenha o Código de Barras
Você pode encontrá-lo no próprio boleto impresso, geralmente localizado na parte superior ou inferior do documento.

Contate a instituição financeira: Assim que confirmar que pagou um boleto falso, entre em contato com sua instituição financeira. Explique a situação detalhadamente, fornecendo todas as informações relevantes. Eles poderão orientá-lo sobre os próximos passos a serem tomados e iniciar o processo de investigação.

O Validador identifica se o boleto foi gerado pela empresa credora ou não.

É composto por números e letras e é capaz de oferecer um rastreamento mais preciso. Normalmente é utilizado para identificar diversas informações logísticas, como data de validade, lote, série etc. Por fim, a quantidade de números e letras e a sua composição varia dependendo da aplicação da empresa.

A linha é formada por 48 dígitos, separados em cinco campos. Os três números iniciais indicam o banco emissor do boleto, de acordo com o código numérico de cada instituição na tabela da Febraban. O quarto algarismo indica a moeda na qual será realizada a transação: 9 para real e 0 para outras moedas.

Cada produto possui um código diferente, o que faz com que ele funcione como uma identidade, ou seja, não existe o mesmo número para dois produtos diferentes.

Composição do EAN (detalhes)
Como pode ser visto a partir da disposição do código de barras acima, o tipo padrão possui somente 12 dígitos, incluindo o dígito de verificação. Porém, na verdade representa 13 dígitos de dados.

Cada país tem seu conjunto de algarismos próprios. O do Brasil, por exemplo, é 789. Logo, pegou um produto na mão, olhou o código de barras, começa por 789 = Brasil. Código do Fabricante: em seguida, aparece a sequência de números que identificam a empresa que produz o produto.

Os códigos são vitalícios e não tem data de validade. Sem taxa extra, mensalidade ou anuidade. Para o mesmo produto, os códigos podem ser impressos quantas vezes for necessário. Cada código é usado para um tipo de produto.

A GS1, detentora dos códigos de barra que identificam internacionalmente os produtos, utiliza o dígito verificador como forma de autenticar os demais dígitos, validando assim o código digitado. Com ele é possível evitar erros de digitação.

Simples: se o documento foi emitido pela instituição financeira, ela é a responsável. Agora, se o boleto não foi emitido pelo sistema bancário, sua empresa deve assumir os danos causados.

Para cancelar o pagamento de um boleto, é fundamental agir com rapidez. Primeiramente entre em contato com a instituição emissora do boleto, seja por telefone, e-mail ou presencialmente. Informe os detalhes do boleto, como número, valor e data de vencimento.

PRIMEIRO AVISE O BANCO QUE PAGOU O BOLETO
Há instituições que só efetivam os pagamentos no período noturno; o que dá esperança para o consumidor caso o contato com a instituição seja feito rapidamente. Entre em contato com o seu gerente ou então com o SAC (Serviço de Apoio ao Consumidor) e avise sobre a fraude.

Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber. Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira.

Conheça a seguir cada um dos tipos e veja qual é mais indicado para o seu negócio.

  • EAN. Código de barras EAN. ...
  • Databar. Código de barras DataBar. ...
  • UPC. Código de barras UPC. ...
  • ITF-14. Código de barras ITF-14. ...
  • Código 128. Código de barras 128. ...
  • Código 25 intercalado. Código de barras 25 intercalado. ...
  • QR code. ...
  • DataMatrix.

Os três primeiros dígitos do código EAN representam a identificação do país de origem. O prefixo 789 corresponde ao Brasil. Os próximos números, que podem variar de 4 a 7, se referem ao fabricante ou empresa proprietária da marca do produto.

EAN/UPC. O EAN (European Article Numbering) e o UPC (Universal Product Code) são, atualmente, os tipos mais utilizados.