Como saber se o cisto se rompeu?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Quando ocorre uma ruptura de cisto ovariano, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na pelve. Essas rupturas, por sua vez, podem ocorrer devido a um grande esforço físico ou relação sexual. Em alguns casos, pode haver sangramento vaginal, embora a ruptura de cisto, geralmente, não provoque hemorragias graves.

Para diagnosticar uma inflamação nos ovários, é fundamental consultar o ginecologista e fazer os exames de sangue indicados. O médico também pode pedir exames de ultrassonografia pélvica e videolaparoscopia para confirmar o diagnóstico.

Cistos foliculares
Ocorrem quando o folículo, que é um pequeno cisto com o óvulo em seu interior, não se rompe durante o processo de ovulação e acumula líquido em seu interior. Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual.

Cisto folicular
Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

Cistos no ovário podem ocasionar dores na região pélvica e lombar. Em geral, são dores leves, mas contínuas, as quais podem estar relacionadas a outras doenças também. Por isso, é fundamental fazer a consulta médica para descobrir a origem desses sintomas.

Esta dor pode ser de leve a intensa e demorar uns minutos ou mesmo horas e pode ser acompanhada por um ligeiro sangramento e em alguns casos a mulher pode também sentir enjoos.

Grande parte é benigna, ou seja, não se desenvolvem para um câncer. No entanto, quando um cisto aumenta de volume, pode causar desconforto, dor e complicações como o rompimento de um vaso sanguíneo.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.

O entupimento ocorre quando há acúmulo de sebo ou gorduras na região, que podem crescer conforme mais secreções são acumuladas. O cisto sebáceo só costuma apresentar sintomas como dor, sensibilidade ou vermelhidão quando inflamado, se não houver inflamação é uma condição completamente indolor.

O tratamento da inflamação nos ovários costuma ser realizado com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios hormonais por cerca de 14 dias, independente da ooforite, prescritos pelo ginecologista. Ademais, caso a paciente relate dor aguda e enjoo, pode ser indicado o uso de medicamentos específicos para esses sintomas.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Porém, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Na maior parte dos casos a recomendação é para o uso de uma pílula anticoncepcional hormonal de uso contínuo, que inibe completamente a ovulação e, por isso, além de atuar como método contraceptivo, previne o surgimento de cistos no ovário.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Na maioria das vezes, o cisto de ovário é uma formação benigna e que não tem potencial para evoluir para doenças malignas. Existem casos em que não é preciso tratamento, pois o cisto regride sozinho. Mas também pode ser necessário esvaziá-lo ou fazer a remoção cirúrgica.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.

Dor de ovulação
O outro nome para a dor da ovulação é Mittelschmerz , que significa “dor do meio” em alemão. Isso acontece no meio do ciclo quando você está ovulando. Se sua dor for do lado esquerdo, significa que você provavelmente está ovulando desse lado este mês.

Como é feito o exame CA-125
O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada com seringa, como em qualquer outro teste sanguíneo. Mas também é possível ser feita a análise a partir de líquido do peito ou da cavidade abdominal.

O segundo passo é a abordagem do cisto, procedimento orientado palas imagens de uma câmera introduzida no abdômen da paciente. No caso das pacientes mais velhas, segundo Ribeiro, o ovário todo é retirado. Nas mais jovens, separa-se o tecido sadio e preserva-se o ovário. O procedimento leva de 60 a 90 minutos.