Como saber se o chuveiro é bom?

Perguntado por: dalmada8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

4 dicas para escolher o melhor chuveiro elétrico

  1. Tenha atenção com voltagem. Ter uma rede elétrica compatível é fundamental para que o chuveiro elétrico funcione corretamente. ...
  2. Confira qual é a potência do chuveiro elétrico. ...
  3. Dê atenção para a pressão e vazão de água. ...
  4. Veja qual é o tamanho do espalhador.

Um chuveiro que tem 5500W, significa que sua potência nominal é de 5500W. O "W" é uma unidade de medida chamada Watts e essa é utilizada para mensurar potência elétrica.

Como já dissemos, o chuveiro mais econômico é o a gás. O chuveiro elétrico possui uma resistência interna para aquecer a água que é acionada por meio da energia elétrica quando o chuveiro é ligado. Esse processo consome bastante energia.

Melhores Chuveiros Elétricos de 2023

Lorenzetti Acqua Duo UltraBonito, eficiente e com opção de ducha
Lorenzetti Acqua Storm UltraBonito e muito eficiente
Zagonel SublimeMelhor controle de temperaturas eletrônico
Lorenzetti Top Jet TurboCusto-benefício com pressurizador
Lorenzetti Top Jet EletrônicaBom e barato

Quanto maior a potência do chuveiro, maior a quantidade de eletricidade necessária. No modo inverno, os chuveiros elétricos utilizam o máximo da potência do chuveiro. Por outro lado, no modo verão, o consumo é de apenas 65%.

Nesses chuveiros, a potência em 220V é usualmente de 6800W ou 7500W, o que possibilita um grande aquecimento de água. Esses chuveiros também possibilitam ao usuário uma grande economia de energia, pois possuem duas posições intermediárias de potência.

Chuveiro 6800 Watts (W)
Esse já é um chuveiro um pouco mais potente e que, normalmente, conta com 4 opções de temperatura: máxima, intermediária 1, intermediária 2 e zero. Para esse modelo, a potência máxima que pode ser vendida é 6800W para 220V.

Ou seja, você vai dividir a potência por mil e depois multiplicar esse resultado pelo número total de horas de uso. Por exemplo: se você tem um chuveiro com potência de 5.500W e o utilizou durante duas horas, então: 5.500/1000 = 5,5. 5,5 x 2 = 11 kWh.

Quando a chave está na posição em que a resistência é "mais curta", o chuveiro aquece mais, porque passa mais corrente pelo elemento de aquecimento.

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Vamos mudar a medida para quilowatts (7800 ÷ 1000) e teremos 7,8 kWh. Seguindo nosso passo a passo, vamos estimar o tempo de uso do chuveiro por mês, sendo 4 banhos de 20 minutos por dia (pensando em uma família de quatro pessoas): são 40 horas de banho por mês. Logo: 7,8 kWh x 40 horas = 312 kWh/mês.

Resumidamente, o chuveiro com resistência blindada ou ducha blindada oferece mais segurança e durabilidade. A proteção da resistência evita a oxidação, impedindo que ela queime facilmente, e também diminui as chances de choques elétricos.

Chuveiro econômico: Atender as suas necessidades
Lembre-se, quanto maior a potência do chuveiro, mais energia elétrica ele vai consumir. Quanto maior for o volume de água deste chuveiro, maior será o gasto de água para o banho. Todas essas informações devem ser avaliadas na relação custo-benefício.

Em geral, os chuveiros habituais operam na potência de 5.500 watt-hora (wH), ou 5,5 kWh, quando estão no modo “inverno”.

Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.

Entre os melhores chuveiros elétricos disponíveis no mercado, as marcas que mais se destacam, são: Lorenzetti, Hydra, Zagonel, dentre outros. Porém, para escolher o modelo ideal para o seu banheiro, você deve considerar aspectos para além da marca do chuveiro.

Além da potência, você também deve observar qual a voltagem do aparelho. Ou seja, se ele funciona a 127V ou 220V. Os chuveiros com voltagem 220 esquentam mais a água e exigem menos da rede elétrica. Já um chuveiro com voltagem 127 possui uma capacidade ligeiramente menor de aquecer a água, variando entre 1 ou 2 graus.

Diferente dos modelos tradicionais, o chuveiro eletrônico possui ajuste de temperatura gradual. Isso significa que ele contém uma haste específica que possibilita aquecer a água com ele já ligado, sem o risco de tomar choque. Ou seja, maior tranquilidade, conforto e segurança, especialmente para quem tem crianças.

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

7.500 watts dividido por 220 volts que nos dá uma corrente de 34. amperes achado então a corrente aí a gente vai para o segundo passo que não pode parar por aí nós vamos lá na tabela 36 da nbs 5410 para conferir qual a bitola do cabo que aguenta essa corrente essa.